De Indaiatuba (SP) – São quase 6 metros de comprimento, 2m de largura e 3,67m de distância entre-eixos. Assim é a picape grandalhona Ram 1500, que chega ao mercado brasileiro em única versão, equipada com motor V8 de 400cv e câmbio automático de oito marchas. Modelo traz tecnologias como sistema de estacionamento semiautônomo, controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres e o assistente de permanência em faixa. Mas, apesar das dimensões avantajadas, a capacidade de carga da picape é de apenas 610 quilos, menor que a da Fiat Strada (650 quilos com cabine dupla e 720 quilos na cabine simples), e seu preço é mais alto do que o da Ram 2500 Laramie turbodiesel 4x4, que custa R$ 361.990, pelo menos por enquanto.
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) justifica o preço mais alto da Ram 1500 Rebel alegando que são propostas distintas, sendo a 2500 voltada para o trabalho, principalmente para o agronegócio, e a 1500 para o lazer, classificada como a “primeira picape premium muscle truck do Brasil”. Outro detalhe que deve ser levado em consideração é que a Ram 2500 exige carteira de habilitação na categoria C e a 1500 na categoria B. De qualquer forma, a pré-venda das primeiras 100 unidades da Ram 1.500 durou pouco mais de 18 horas, prazo em que todas foram vendidas, por R$ 399.990.
A Ram virou marca independente em 2009, quando deixou de ser sobrenome da Dodge. A marca que tem como símbolo o carneiro montanhês é tida nos Estados Unidos como “o rei das trilhas”. No Brasil, a história das picapes da marca começou em 1969, com a Dodge 100. Nos últimos cinco anos, a Ram cresceu 236% no mercado brasileiro e em 2020 vendeu 10.600 unidades. Agora, com a Ram 1500, a FCA espera conquistar um público que quer uma picape para o lazer, que ofereça desempenho empolgante e muita tecnologia.
E a Ram 1500 tem seus predicados, a começar pelo estilo agressivo e dimensões avantajadas. A picape construída sobre chassi tem 5,92m de comprimento, 2,08 de largura, 2,01m de altura e 3,67m de distância entre-eixos. Com carroceria cabine dupla, a grandalhona tem caçamba com 1,71m de comprimento, 1,29m de largura, 54,3cm de profundidade, e 1.200 litros de volume. Mas a capacidade de carga (soma do peso dos ocupantes e da carga) é de apenas 610 quilos.
Um detalhe interessante na Ram 1500 Rebel que virá para o Brasil são os compartimentos laterais denominados RamBox, que têm capacidade de 103,4 litros cada um. Com tampa, tranca, tomada de força de 115 volts e iluminação, são ideais para guardar pequenos objetos. Outro ponto positivo é a tampa traseira multifuncional, que pode ser aberta da forma convencional ou em duas partes, como a da Toro.
A Ram 1500 é aquele tipo de picape que chama a atenção pelo tamanho e pelo visual. Com a frente imponente e alta, o modelo tem a grade do radiador ativa, ou seja, fica fechada para otimizar a aerodinâmica e se abre para favorecer a refrigeração do motor. A versão que chega no Brasil tem teto solar panorâmico e conta com uma lista de mais de 30 acessórios originais da Mopar, como engate, santantônio, estribos e box para a caçamba. Os faróis são full LED, assim como os auxiliares de neblina e as lanternas traseiras.
VEOITÃO Mas o grande destaque da Ram 1500 é o motor Hemi V8 de 5.7 litros a gasolina, que desenvolve 400cv a 5.600rpm e 56,7kgfm de torque a 3.950rpm. Com esse propulsor e o câmbio automático de oito velocidades, a picape acelera até os 100km/h em 6,4 segundos. Desempenho bem melhor do que o de alguns modelos que se apresentam como “esportivos”. A velocidade máxima da picape é de 174km/h. E como foi pensada para rodar a maior parte do tempo dentro das cidades e nas estradas, o motor traz um sistema que desativa quatro cilindros de acordo com a necessidade, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível. A FCA declara consumo da 1500 de 5,3km/l na cidade e 6,6km/l na estrada.
A Ram 1500 tem suspensão dianteira independente, com braços triangulares, e traseira com eixo rígido, multilink. Os amortecedores são Bilstein, com carga de nitrogênio, e trazem protetores inferiores. A picape tem capacidade de reboque de cinco toneladas e ângulo de entrada de 25,1 graus, de saída de 22,6 graus e altura em relação ao solo de 24,9cm. O chassi tem 98% de aço de alta resistência.
Equipada com rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus ATR, a Ram 1500 conta com sistema de tração com comando elétrico e modos 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro, além de auxílio de descida de rampa. O modelo traz ainda seis airbags, sensor de tráfego cruzado, alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres e o assistente de permanência em faixa, além do sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist) e a câmera de 360 graus, que mostra todo o entorno da picape.
Por dentro, a Ram 1500 tem acabamento de qualidade, com revestimento em couro, e traz central multimídia Uconnect com tela tátil de 12 polegadas, que lembra um tablet, além de navegação embarcada e conectividade por Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som é da marca Harman/Kardon, com 19 alto-falantes e 900 wats de potência. O modelo traz ainda o sistema Noise Cancelling, que reduz os ruídos dentro da cabine, carregador wireless para celular, retrovisor digital com câmera traseira e o head up display customizável, que permite ao motorista escolher quais as informações quer projetar no para-brisa.
O interior é espaçoso, com bancos dianteiros confortáveis e o traseiro beneficiado pelo assoalho plano, que traz mais conforto para quem senta ali. O console central tem quatro portas USB e tomadas de energia, e o interior reúne vários porta-objetos que somam 150 litros de capacidade. A Ram 1500 é oferecida nas cores vermelho, preto, prata e cinza, com o acabamento interno em couro preto ou com detalhes em vermelho. A FCA informou que existem 50 concessionárias no Brasil com atendimento credenciado para os modelos Ram, e a 1500 terá garantia de três anos.
A Ram vai entregar as 100 primeiras unidades comercializadas em pré-venda em abril. Para comprar a nova Ram 1500 Rebel agora o cliente tem que fazer a reserva no site www.ram.com.br ou procurar uma concessionária da marca. Na pré-venda, o modelo estava com desconto de R$ 20 mil, valor abatido do preço total de R$ 419.990. O primeiro lote da picape virá com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional). Depois, a picape poderá ser comprada a partir de R$ 399.990, sem os itens extras.
AO VOLANTE Nós tivemos a oportunidade de dirigir a Ram 1500 em cinco voltas rápidas pela pista do circuito da Fazenda Capuava, no interior paulista. Se entrar na cabine da picape exige certo esforço devido à altura do veículo, não existe qualquer dificuldade de sentar e encontrar a melhor posição de dirigir, com visão privilegiada. A Ram 1500 realmente impressiona pela qualidade do acabamento e pelo pacote de equipamentos. E quando você aciona o motor V8 a diversão fica completa. Basta pisar no acelerador para despejar toda a força e potência, com uma performance impressionante para um veículo que pesa 2.610 quilos. A eletrônica corrige abusos em curvas, mas também não faz milagre se o motorista perder a noção e o juízo. É um modelo que deve incomodar e roubar alguns clientes do segmento de picapes médias, apesar de seu preço pra lá de salgado.
(*) Jornalista viajou a convite da FCA