Nova geração do Nissan Versa chega com preços entre R$ 72.990 e R$ 92.990

Quase totalmente renovado, sedã compacto entra para o subsegmento premium mantendo bom espaço interno e com ganho em design e interior. Porém, motor 1.6 aspirado é o mesmo que já equipava a geração antiga

Nova geração do Nissan Versa chega com preços entre R$ 72.990 e R$ 92.990 Quase totalmente renovado, sedã compacto entra para o subsegmento premium mantendo bom espaço interno e com ganho em design e interior. Porém, motor 1.6 aspirado é o mesmo que já equipava a geração antiga

A Nissan lançou a nova geração do Versa no Brasil, que chega em sua rede de concessionárias já em novembro em quatro versões com preços entre R$ 72.990 e R$ 92.990. O novo sedã é fabricado no México, de onde virá sem a incidência de imposto de importação.

Acredite ou não, a geração antiga está no Brasil desde 2011 sem ter recebido muitos investimentos. Acredite ou não, a geração antiga, fabricada no Brasil, continua a ser vendida com a nova denominação V-Drive, como opção mais barata. Já a nova geração sobe um degrau, e passa a concorrer entre os sedãs compactos premium.

Como o Nissan Versa 2021 já tinha sido apresentado há mais de um ano no mercado norte-americano, seu design não era novidade. Como a beleza nunca foi destaque na geração antiga, temos uma grande evolução. As linhas são aerodinâmicas, com vincos bem marcados. O melhor ângulo do novo Versa é o traseiro, com a inclinação do teto se fundindo com o vidro de trás. Mais largo e baixo, o sedã ganhou um porte mais esportivo. As novas medidas do modelo são 4,49 metros de comprimento, 1,74m de largura (mais 5cm) e 1,47m de altura (menos 3cm).

No interior a evolução foi maior ainda. O painel do novo Versa é quase idêntico ao do SUV Kicks. Na versão de topo Exclusive, a que dirigimos, o acabamento tem couro nos bancos, portas e painel. Já a tela de 7 polegadas do sistema multimídia e a telinha configurável do quadro de instrumentos é de série a partir da versão intermediária Advance.

Com 2,62m de entre-eixos (mais 2cm), o espaço interno continua generoso. O porta-malas também cresceu, e agora varia entre 466 e 482 litros, dependendo da versão.

MOTOR O motor é o mesmo 1.6 flex, mas agora com 114cv de potência e 15,5kgfm de torque. Este é um ponto negativo deste novo projeto, principalmente na versão de topo, já que seus concorrentes contam com motores 1.0 turbo. Porém, a experiência com o veículo não chega a ser ruim, com desempenho mediano na cidade e na estrada, sem brilho. A versão de entrada Sense conta com a opção do câmbio manual de cinco marchas. Todas as demais trazem transmissão automática tipo CVT.

A versão equipada com câmbio manual tem consumo urbano de 11,8km/l (com gasolina) e 8,1km/l (com etanol) e rodoviário de 13,8km/l (g) e 9,6km/l (e). Quando o câmbio é automático, o consumo urbano é de 11,7km/l (g) e 8km/l (e) e o rodoviário de 13,9km/l (g) e 10km/l (e). Os números são do Inmetro. As suspensões têm boa relação entre conforto e estabilidade. Já a direção tem assistência elétrica variável, com pesos adequados.

EQUIPAMENTOS O pacote de segurança de série chama a atenção, com airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. A versão de entrada também traz chave presencial. Já na versão de topo, o destaque e o diferencial do novo Versa é o “escudo de segurança”, com itens autônomos como alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego e visão 360 graus com detector de movimento.

CONCORRENTES Os principais modelos do segmento dos sedãs compactos premium são o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Virtus, que em suas versões de topo trazem motorização 1.0 turbo. O pacote mais caro do sedã da Chevrolet custa R$ 85.490 e agrega funcões como alerta de ponto cego e assistente de estacionamento automático. Já a versão mais cara do Virtus custa R$ 98.950 e não agrega qualquer item semiautônomo.

PREÇO E CONTEÚDO DAS VERSÕES

Sense 1.6 16V Manual – R$ 72.990

Acabamento de tecido nos bancos
Ar-condicionado
Comandos de áudio e telefone no volante
Chave presencial
Painel central com tela de 3,5 polegadas
Retrovisores com regulagem elétrica
Rodas de aço aro 15 com calotas
Airbags frontais, laterais e de cortina
Controle de tração e estabilidade
Isofix
Freios ABS com controle e assistência de frenagem
Sensor de estacionamento traseiro
Assistente de partida em rampa
Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar e USB

Sense 1.6 16V CVT – R$ 77.990

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais…

Câmbio XTRONIC CVT com função Overdrive
Apoio de braço frontal
Controle automático de velocidade

Advance 1.6 16V CVT – R$ 83.490

Todos os itens da versão Sense CVT mais…

Acendimento automático dos faróis
Banco traseiro bipartido rebatível (60/40)
Faróis com função Follow Me Home
Indicador de temperatura externa
Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções
Retrovisores com indicadores de direção
Rodas de liga leve aro 16
Câmera traseira de estacionamento
Faróis de neblina
Alerta de objetos no banco traseiro
Central Multimídia com tela de 7 polegadas

Exclusive 1.6 16V CVT – R$ 92.990

Todos os itens da versão Advance CVT mais…

Bancos em couro
Ar-condicionado digital
Apoio de braço central traseiro
Antena estilo barbatana de tubarão
Faróis em LED
Rodas de liga leve aro 17
Alerta de colisão frontal com assistente de frenagem
Visão 360°
Detector de objetos em movimento
Alerta de tráfego cruzado traseiro
Monitoramento de ponto cego
Retrovisores com aquecimento
GPS integrado