Antes uma mera atualização do modelo de primeira geração, o Ford Focus faz a estréia da terceira geração da linha no Salão de Detroit, que abriu as portas à imprensa hoje. O novo médio será produzido a partir do segundo semestre de 2010 simultaneamente nos Estados Unidos, na Europa e na China, com lançamento comercial no início de 2011. Mas, de acordo com a marca, a produção na América do Sul – o carro vendido no Brasil é produzido em Pacheco, na Argentina –, Ásia e África, não tardará. Apresentado em dois formatos de carroceria, hatchback e sedã, o médio incorpora a evolução do estilo "Kinetic", que passa, de acordo com a marca, uma sensação de que o carro está em movimento mesmo quando parado.
O desenho se aproxima do compacto Fiesta de nova geração, que também será vendido no mercado dos EUA, e do médio-grande Mondeo. São linhas mais fluídas, que deixam de lado a predominância de arestas do Focus de segunda geração. Se destacam as entradas de ar triangulares nos para-choques traseiros e as lanternas que se integram às laterais em sua porção central. O sedã, por sua vez, tem um terceiro volume mais integrado ao habitáculo, com lanternas igualmente avantajadas. A plataforma é nova e fez a sua estreia no monovolume europeu C-Max, em 2009.
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O equilíbrio dinâmico, um ponto alto do Focus desde a sua primeira geração, foi alvo de alterações na suspensão traseira, que permanece sendo do tipo braços múltiplos – multilink –, com subchassis em ambos os eixos. Foi introduzido um novo sistema de controle de tração em curvas. A direção tem assistência elétrica e, de acordo com a Ford, todos os modelos compartilharão da mesma tecnologia, independentemente do local de produção.
O habitáculo se aproxima do desenho futurista do novo Fiesta. Mas chega com novidades, como a nova geração do "My Ford", uma ferramenta que permite operar as principais funções do veículo através de uma tela de LCD de 8 polegadas sensível ao toque. O sistema funciona conjugado ao "SYNC", que sincroniza por meio de controle vocal o navegador, aparelhos de celular, entre outros dispositivos de mídia.
A gama de motorizações também é nova. Entre os motores adotados está o Ecoboost 1.6 a gasolina, tal como o Duratorq a diesel, ambos com números de consumo 10% e 20% menores – respectivamente – quando comparados a geração anterior. Para os mercados da América do Norte, a Ford apresentou um novo motor 2.0 16V de quatro cilindros, com injeção direta e abertura variável de válvulas, que irá substituir o conhecido Duratec 2.0 utilizado no modelo atual com a vantagem de gerar 20 cv a mais de potência e gastar 10% a menos de gasolina. A transmissão também evoluiu e, no lugar da caixa automática de quatro marchas, o novo modelo irá se valer de um câmbio manual automatizado de seis velocidades com dupla embreagem.
Além dessas motorizações, a companhia também irá construir em Michigan uma versão movida exclusivamente a eletricidade a partir de 2011, o primeiro modelo a bateria de série do fabricante do fabricante americano. A nova plataforma será utilizada por mais de 10 veículos ao redor do globo, com uma produção anual de 2 milhões de unidades a partir de 2012.