Aos poucos os modelos antigos da Chevrolet vão sendo renovados. Nesta quinta-feira (10), a marca apresentou na abertura do Salão de Dubai a nova TrailBlazer, que está para a Blazer como a Colorado está para a S10, conforme adiantou o Blog do Boris. A TrailBlazer deixou de ser produzida em 2008 nos Estados Unidos e cabe ao novo utilitário fazer o papel de modelo mundial, tirando o atraso tanto lá quanto aqui, onde a Blazer foi lançada em 1995. Tão conceito quanto o Cobalt do Salão de Buenos Aires, a TrailBlazer tem desenho criado no estúdio de design da companhia em São Caetano do Sul, em São Paulo, de onde também saiu a Colorado. O utilitário tradicional mira no mesmo segmento da Toyota Hilux SW4, que ganhou pequena reestilização na linha 2012 para segurar a concorrência. São comuns: a base de picape (que inclui chassis sobre longarinas como na original), tração integral com reduzida (com acionamento eletrônico como antes) e a oferta de sete lugares, algo inédito para a Blazer. Veja o vídeo abaixo:
O desenho é marcado por toques agressivos, em especial o capô, que traz um ressalto central caracterizado como power dome pela companhia. Elevado em relação aos faróis, o capô termina na grade dupla com filetes tridimensionais, como era no Nissan Sentra antes do facelift. A grande moldura cromada acolhe os LEDs que servem como luzes diurnas.
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Ajudam na imagem agressiva as improváveis rodas aro 20 - corra das trilhas - com pneus de uso misto e os para-lamas ressaltados, além dos vincos laterais em ondas que acompanham a linha de cintura elevada. As colunas traseiras são pintadas em preto, para imitar o visual de um vidro traseiro envolvente. As lanternas tem LEDs, que também são instalados nos faróis de neblina, (o que pode mudar na versão de produção (como foi com o Cobalt) enquanto as saídas de escape ficam incrustadas em moldura cromada na base do para-choque. Já o motor é o novo Duramax turbodiesel 2.8 de 180 cv.
Por dentro, a atmosfera é de requinte, uma grande marco face o painel desatualizado e a fraca ergonomia da Blazer atual. A marca diz que a terceira fileira não é apenas retórica e também se prestaria a levar adultos, ainda que seja claramente bem mais elevada que os bancos centrais. A segunda fileira pode ser rebatida no esquema 60/40, enquanto a terceira rebate em iguais 50/50, sendo que ambas ficam embutidas no piso, o que abre grande espaço para bagagens. Para emprestar mais requinte, a cabine foi apresentada em versão bicolor, enquanto a tecnologia também foi aprimorada e agora inclui ar-condicionado duplo digital, volante multifuncional e sistema de entretenimento com telas LCD embutidas em console de teto.
A marca terá um ano cheio de novidades. Segundo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a TrailBlazer é apenas um de sete lançamentos. O caçador de segredos também antecipou a agenda da General Motors. Como já havia sido adiantado por ele, a S10 chega em janeiro, seguida do Cruze hatch (março), do compacto premium Sonic (março), do Cobalt 1.8 automático na mesma época, os monovolumes PM5 e PM7 (junho), o Ônix hatch e sedã em outubro. E a TrailBlazer? Desembarca no segundo semestre também.