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Nota de proteção para adulto do Fiat Palio cai para apenas uma estrela

Submetido aos novos critérios de colisão lateral do Latin NCap, Fiat Palio teve a nota de proteção para ocupante adulto reduzida de quatro para apenas uma estrela. Proteção infantil se manteve com três estrelas

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Nota de proteção para adulto do Fiat Palio cai para apenas uma estrela
Nota de proteção para adulto do Fiat Palio cai para apenas uma estrela Foto: Nota de proteção para adulto do Fiat Palio cai para apenas uma estrela

Se o instituto independente de segurança Latin NCap fosse uma escola, o Fiat Palio certamente levaria bomba. O hatch produzido no Brasil e Argentina teve a nota de proteção para ocupante adulto reduzida de quatro para apenas uma estrela com a aplicação do teste de colisão lateral. A nota para a proteção infantil, porém, se manteve em relação às avaliações de agosto de 2014 e julho de 2015: o Palio continuou classificado com três estrelas.

Em ambos os casos foi testada versão equipada com airbags frontais. Mas um dos motivos para a nota baixa foi justamente a ausência de airbags laterais, resultando em baixa proteção para o peito do motorista. A estrutura lateral foi capaz de proporcionar boa proteção e pouca penetração no habitáculo, salienta o instituto.

“O abdome mostra proteção fraca e o peito proteção pobre, explicando o resultado limitado de uma estrela. O modelo não conta com airbags laterais; contudo, tem reforços nas portas e nos painéis internos. Esse fato explica a baixa penetração e demonstra que o veículo foi desenvolvido para oferecer boa proteção lateral”, conclui o Latin NCAP na avaliação.

Somados os impactos lateral e frontal (foto), Fiat Palio recebeu uma estrela na proteção adulto

CHINÊS NOTA ZERO Também avaliado nesta rodada, o subcompacto chinês BYD F0, que não é vendido no Brasil, foi de mal a pior. Não recebeu nenhuma estrela para o ocupante adulto e apenas uma estrela para o infantil no impacto frontal. A versão avaliada foi a mais básica vendida na América Latina, sem airbags e cintos de segurança de três pontos em todos os assentos. Por se sair muito mal, o BYD sequer foi avaliado no impacto lateral.

BYD F0 foi ainda pior: zero estrela para adulto e uma estrela para proteção infantil