São Paulo - Para reforçar a sua posição de líder entre as marcas premium no Brasil, a Audi mostra que quer muito mais do que simplesmente produzir automóveis por aqui. A ideia é não tirar o pé do acelerador, mesmo diante da crise que abala o setor e o país. Para isso, a marca alemã quer disponibilizar para o consumidor brasileiro toda a sua gama de produtos comercializada em outros mercados. E como prova disso, a Audi acaba de lançar o novo A4, que mantém o estilo sóbrio, mas traz avanços estruturais e tecnológicos. É um sedã médio que impressiona pelo nível de acabamento e boa dirigibilidade, mas com preço salgado.
O sedã A4 foi lançado na Europa em 1994, em substituição ao Audi 80. O modelo chega por aqui em sua nona geração, já comercializada no mercado europeu desde o ano passado. Trata-se de um automóvel totalmente novo, com nova plataforma, que traz alguns avanços. A carroceria recebeu reforços estruturais para proporcionar menor torção e maior leveza, graças ao uso de alumínio em algumas partes, que contribuiu para a redução de peso em 110 quilos. A engenharia da marca destaca também o novo tratamento acústico, que conta com entradas de ar frontais para eliminar a ressonância nas caixas de rodas.
O visual continua comportado, sem muita ousadia e pouca esportividade. Na frente, destaque para a grade de elementos paralelos cromados e os faróis full-LED, que se adaptam a curvas e desníveis, além de não ofuscar a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário. As lanternas traseiras também ganharam novo desenho tridimensional e a tampa do porta-malas conta com um discreto difusor de ar. O novo A4 ficou um pouco maior (4,73m de comprimento), com medida entre-eixos de 2,82m, que resultou em ganho no espaço interno.
O interior mantém o padrão de sofisticação da Audi, com materiais de boa qualidade no acabamento. O painel ganhou novo difusor de ar mais amplo e tem os comandos bem localizados. Destaque para o Audi Virtual Cockpit, que além de conter os instrumentos usuais, exibe em uma tela de oito polegadas bem à frente do motorista todas as informações necessárias, incluindo o mapa de navegação.
MECÂNICA O sedã passa a contar com o novo motor 2.0 TFSI, de 190cv e 32,6kgfm de torque, com dupla injeção de combustível e taxa de compressão mais alta, de 11,6:1. Associado à transmissão Stronic, de dupla embreagem e sete marchas, o motor proporciona bom desempenho, com discreta esportividade, mas com 25% de ganho de potência e 21% de redução no consumo. O modelo ganhou novos sistemas de suspensão, de cinco braços, e de direção, com assistência elétrica.
No quesito tecnologia, o novo A4 traz sistema de estacionamento com alertas sonoro e de luz, que avisa a aproximação de outro carro quando alguém está saindo do carro. Tem ainda o Pre Sense Rear, que percebe quando vai ocorrer uma colisão na traseira e automaticamente sobe os vidros e tensiona os cintos de segurança. Já em termos de entretenimento, o modelo conta com sistema de som Bang&Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
A versão de entrada do novo A4 Sedan é a Attraction, que conta com rodas de liga leve aro 17 polegadas, sistema Audi Drive Select (que possibilita diferentes modos de condução), sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, faróis bi-xenônio e bancos revestidos em couro, por R$ 159.990. A versão topo é a Ambiente, com roda aro 18 polegadas, acabamento esportivo, Virtual Cockpit, Audi Smartphone Integration, GPS e pacote luzes, por R$ 182.990. Para o lançamento, a Audi criou a Launch Edition, uma edição especial, limitada a 500 unidades, equipada com rodas aro 17 polegadas, Audi Virtual Cockpit, Audi Smartphone, bancos esportivos revestidos em couro e volante multifuncional, por R$ 172.990.
Para o segundo semestre, a marca alemã já anunciou a chegada da versão mais apimentada do sedã, a Ambition, que traz o motor 2.0 TFSI com 252cv de potência, 37,5kgfm de torque e tração integral quattro. Junto com ela chegará a perua A4 Avant Ambiente, com o mesmo motor de 190cv.
(*) Jornalista viajou a convite da Audi do Brasil