UAI

No chão - Olhe por onde pisa no carro

Os tapetes exigem cuidado para evitar problemas com pedais, mancha no carpete e mau cheiro

Publicidade
Foto:

Os tapetes ganharam evidência recentemente devido ao recall do Toyota Corolla, por supostamente prenderem o pedal do acelerador. Embora a causa desse problema específico do sedã da marca japonesa seja polêmica, um tapete escolhido indevidamente pode realmente provocar problemas não apenas com o pedal do acelerador, mas também com os da embreagem e do freio. Por isso, o motorista deve dar a devida importância a esse acessório, que não é uma mera peça decorativa. Saiba algumas dicas.

ZERO

Os tapetes geralmente são os primeiros acessórios a serem adquiridos por quem compra um carro zero-quilômetro, pois os veículos mais básicos geralmente são vendidos sem esse componente e os compradores querem, pelo menos nos primeiros meses, preservarem o estado do carpete. Na maioria da vezes, o jogo é oferecido como cortesia pela concessionária.

SOB MEDIDA
Ao comprar um tapete, a primeira atitude do dono do carro deve ser a de procurar por um jogo que tenha sido feito sob medida para o veículo. Isso vai evitar que o acessório fique sobrando, o que pode causar desde um simples bloqueio do trilho do banco, dificultando a sua movimentação, até uma dobra debaixo de um dos pedais, podendo causar um grave acidente. Já pensou se ele dobra embaixo do pedal de freio bem no momento de uma freada de emergência?

TÚNEL CENTRAL

Embora os mais comuns sejam os jogos com quatro peças, o motorista não deve esquecer que o carpete do túnel central traseiro também precisa de proteção, principalmente por ser um local em que os ocupantes do banco traseiro quase sempre pisam. O proprietário do veículo pode escolher entre comprar uma peça separada, apenas para cobrir o túnel, ou adquirir um jogo com três componentes, sendo as peças dianteiras separadas e a parte traseira, inteiriça. A lavagem de um tapete sempre é bem mais simples e barata do que a do carpete.

FIXAÇÃO
O problema mais grave que um tapete pode apresentar é a falta de fixação, pois se ele deslizar para debaixo do pedais pode provocar um grave acidente. Portanto, ao comprar um jogo, o motorista deve olhar bem se o componente foi desenvolvido sob medida para o modelo do carro ? isso é importante porque as peças vão se encaixar corretamente e isso contribui para evitar o deslizamento ?; se tem a chamada trava, seja ela é de encaixe, pontiaguda ou de outro tipo; velcro, que também é importante para a fixação; ou base pinada, que garantem bem a aderência ao assoalho. Também é importante que a parte inferior do tapete seja de borracha, e não de carpete, o que ajuda a evitar o deslocamento.

CHEIRO FORTE
Tapetes feitos de borracha reciclada têm um forte cheiro, que incomodam bastante, principalmente àquelas pessoas que têm maior sensibilidade olfativa ou algum tipo de alergia. A dica do supervisor de marketing da Borcol, Ronaldo Massagli, é retirar os tapetes no fim do dia e deixá-los em local arejado e longe do raios solares (o sol pode ressecar e estragar a borracha), repetindo esse procedimento por cerca de 10 dias.

QUALIDADE

Quanto mais borracha um tapete têm em sua composição, mais flexível e durável ele é. Por isso, nem sempre aquele jogo de preço muito barato, e que usa uma mistura muito grande de produtos químicos, é a melhor opção, pois o jogo provavelmente vai ter uma resistência menor às altas e baixas temperaturas. O preço de um jogo (de quatro peças) de borracha de boa qualidade, para Fiat Palio e VW Gol, custa em média R$ 50. Existem tapetes mais sofisticados, voltados para modelo mais requintados, com cobertura de carpete (de baixa e alta densidade), bordados, PVC, acabamento em overlock, alumínio e outro materiais diferenciados.

SUJEIRA
Como têm a principal finalidade de evitar sujeira no carpete, os tapetes mais eficientes nessa tarefa são os de borda abandejadas, o que, além de ajudar na fixação, facilitam a limpeza e impedem que líquidos e sólidos (água e barro, por exemplo) sejam derramados sobre o carpete ou vazem para regiões do veículo em que a forração não pode ser removida. Esse formato da borda também é ideal para os tapetes de porta-malas, principalmente para aqueles motoristas que gostam muito de viajar para praias, fazendas, sítios etc.