De Campos do Jordão, SP - A Nissan parece ter trazido de sua fábrica no México um produto certo para alcançar sua maior aspiração: obter 5% de participação no mercado brasileiro até o fim de 2014. Para isso, lança o Versa, que reúne como principais características um preço competitivo, ótimo espaço interno e boa oferta de itens de série. Apesar de ser classificado como compacto, o modelo tem o comprimento (4,45m) semelhante ao de sedãs médios, como o Ford Focus (4,48) e Honda Civic (4,48).
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Vale ressaltar ainda o bom entre-eixos de 2,60m, também semelhante aos médios. Isso, aliado à dedicação dos projetistas, foi traduzido num espaço interno notável, com boa área para as pernas de todos os ocupantes. O senão para os passageiros de trás é o desenho do teto, que ali é descendente e prejudica quem tem mais de 1,80m. O porta-malas tem capacidade para 450 litros.
PREÇOS Mas o grande trunfo da Nissan para este modelo é o preço competitivo. A partir de R$ 35.490, o Versa traz de série na versão de entrada (S) itens interessantes, como airbag duplo e direção elétrica, além de alarme, trava elétrica, ajuste de altura do banco do motorista e computador de bordo. Com mais R$ 2.500, o modelo vem equipado com ar-condicionado.
A versão intermediária SV (R$ 39.990) vem com tudo isso, incluindo ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, abertura interna e iluminação no porta-malas, CD player, banco traseiro bipartido, maçanetas externas cromadas, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes de trás e sistema Isofix para fixar a cadeirinha infantil. A versão topo SL (R$ 42.990) tem freios ABS com controle de estabilidade, rodas de liga leve, faróis de neblina, maçanetas internas cromadas e painel de instrumentos diferenciado.
O CARRO À primeira vista, o porte do Versa impressiona, trunfo das dimensões de médio em um carro com preço inicial de compacto. Trata-se do projeto de um sedã autêntico, por isso as linhas são tão harmônicas. Partindo do para-choque dianteiro, a frente é curta e ascendente. Os vincos no capô, o desenho dos faróis e a grade trapezoidal emprestam robustez ao modelo. Do amplo para-brisa, passando pelo teto, até o final da coluna C, percebe-se o formato de um arco. As lanternas vazadas, o desenho do para-choque, a traseira curta e alta conferem robustez.
Por dentro, além do já citado espaço interno, o painel tem um visual agradável. O desenho, a montagem e arremate de cada componente impressionam. Os bancos são confortáveis, mas o destaque é o console central muito bem integrado ao painel e aos bancos dianteiros, o que tira a impressão, comum em muitos modelos, de que seria uma peça adaptada. A bola fora fica por conta da ausência do terceiro apoio de cabeça traseiro, que não é oferecido nem como opcional.
MOTOR Todas as versões são equipadas com motor de 1.6 16V, com controle variável de válvulas, que rende 111cv de potência e 15,1kgfm de torque. O câmbio é de cinco marchas. A velocidade máxima é de 189km/h. O consumo urbano, de acordo com o fabricante, é de 8,9km/l usando etanol e 13,6km/l com gasolina. Na estrada, 13km/l com etanol e 18,8km/l com gasolina. Com três adultos, o motor se mostrou esperto tanto em trechos urbanos quanto rodoviários, ainda com rotações mais baixas.
Questionados sobre a sobrevivência do Tiida Sedan, os executivos da Nissan afirmam que o modelo continua no mercado como uma escolha racional, enquanto o Versa seria uma escolha emocional. A marca japonesa espera vender de 1.800 a 2.000 unidades do Versa por mês. Alem de três anos de garantia, a Nissan oferece pacotes fechados de revisão nos quais até os 60 mil quilômetros o proprietário vai gastar no total R$ 1.744 na manutenção obrigatória do modelo.