UAI

Nissan Tiida assume sua porção Infiniti

O estilo algo apagado se tornou mais agressivo para fazer diferença entre os médios

Publicidade
Foto:

Tiida não perdeu o parentesco com o original de 2004, mas ficou parecido com os modelos mais caros da Infiniti

O Nissa Tiida é o carro-chefe da marca ao redor do mundo. Mas no Brasil o médio mexicano tem uma presença algo apagada no segmento dos médios. O que pode mudar com a chegada da segunda geração, revelada por fotos vazadas na internet e lançada formalmente no Salão de Xangai, que vai até o próximo dia 28. O médio deixou de lado o jeito de carro de entrada e adotou linhas sinuosas, típicas dos Infiniti, divisão de luxo da marca japonesa. Os vincos em onda dão volume e movimento ao desenho, que ainda assim não cortou os laços com a primeira encarnação.

A traseira e perfil se aproximam das linhas do Leaf, enquanto as lanternas e tampa lembram o Qashqai

O modelo ainda ganhará outras derivações, a exemplo de um futuro três volumes, que também promete evoluir em estilo. O motor agora é um 1.6 16V mais moderno no lugar do 1.8 16V, com 122cv. Esse mesmo propulsor deve ganhar uma opção com turbocompressor, já adiantada pela companhia na apresentação do hatch. Ainda não há dados de desempenho, mas é certo que a versão contará com mais de 160cv, para combinar com a aparência mais ousada do design.

Falando em desenho, o interior também passou por uma evolução nítida, com linhas mais trabalhadas. O incremento em requinte deve se repetir no espaço interno, um dos pontos fortes do primeiro Tiida. É claro que o preço também deve aumentar, tirando do carro o posto de modelo mais barato nos Estados Unidos, onde parte de cerca de US$ 10 mil, meros R$ 16 mil.

O interior continua sem luxos, porém agora as linhas sinuosas e mais trabalhadas emprestam mais requinte

O lançamento está previsto para o final do primeiro semestre nos principais mercados da China, Estados Unidos e Europa. Mas o modelo pode desembarcar aqui ainda em 2011, vindo do México com isenção de impostos. Uma vantagem competitiva que pode favorecê-lo no mercado nacional.