Veículos com emissão zero de poluentes são a coqueluche do momento, e quase todos os fabricantes do mundo investem em projetos que devem se tornar realidade nos próximos anos. Dentro desse objetivo, a Nissan apresenta o Leaf (que significa folha, em inglês), um hatch médio de quatro portas que foi desenvolvido especificamente para receber um motor elétrico, alimentado por baterias de íons de lítio. O lançamento está previsto para 2010 no Japão, Estados Unidos e Europa e, de acordo com o presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn, o Leaf foi projetado para atender os requisitos de viabilidade financeira e do mundo real e representa primeira etapa de uma nova era para a empresa: a da emissão zero.
O motor elétrico do Leaf desenvolve 108cv de potência e de 28,5kgfm de torque e é alimentado por baterias laminadas de íons de lítio, que podem ser recarregadas na tomada caseira (de 220V) em aproximadamente oito horas ou com até 80% de sua capacidade total em apenas 30 minutos por meio de um carregador rápido. As baterias também são alimentadas por sistema de frenagem regenerativa, ou seja, toda vez que o motorista freia, há uma pequena recarga do conjunto. Isso permite uma autonomia de 160 quilômetros. A ideia é que o veículo seja usado durante o dia e fique à noite na recarga.
Design
Ao projetar o Leaf, a Nissan queria acabar com essa história de carro elétrico não precisa ser bonito e ter conforto, espaço e capacidade de carga. Por isso, o modelo tem chassi e design totalmente novos. Na frente, se destaca o formato em V perpendicular, com faróis espichados (para cima) de diodos emissores de luz (led), que, além da função de iluminar, também foram projetados para dividir e redirecionar o fluxo de ar que chega aos espelhos retrovisores, reduzindo o ruído e a resistência do vento. Os faróis também têm consumo 50% menor de energia em relação aos convencionais. Por dentro, os destaques são a iluminação azul do painel e o monitor central, que mostra a potência, a autonomia e as estações de carregamento mais próximas.
O Leaf utiliza o sistema de mobilidade inteligente Connected TI, que está ligado a um centro de dados global e fornece ao motorista suporte, informações e entretenimento 24 horas. Outro recurso interessante do veículo é a capacidade de usar telefones celulares para ligar o ar-condicionado e definir funções de carga, mesmo quando o veículo está desligado. Um temporizador integrado com controle remoto também pode ser programado previamente para recarregar as baterias. O novo carro elétrico da Nissan será produzido nas fábricas de Oppama, no Japão, e de Smyrna, no Tennessee (EUA).