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Nissan lança Tiida 2010

Com alterações pontuais de estilo e incremento em equipamentos, o hatch médio chega com preços menores, a partir de R$ 48.990

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A Nissan iniciou a importação da linha 2010 do hatch mexicano Tiida, que chega ao Brasil com alterações tímidas em estilo e conteúdo, mas com preços reduzidos. O Tiida S com câmbio manual parte de R$ 48.990, um bom desconto face os R$ 52.990 cobrados anteriormente. A top SL sai a partir de R$ 52.990, contra os R$ 57.290 de antes. Com esse posicionamento, a Nissan projeta vendas de 500 unidades mensais, um resultado conservador que foi atingido em dezembro, com 596 carros. Mas que representa um bom incremento face a média de 373 unidades/mês registrada no último trimestre de 2010.

Externamente, a mais notável das mudanças é a nova grade dianteira de três filetes com o logotipo sobreposto e moldura cromada, um padrão que remete ao estilo adotado pelo Sentra, recentemente reestilizado. Internamente, as mudanças foram ainda mais parcimoniosas e se resumem esteticamente à adoção de novos tecidos e ao quadro de instrumentos, com números mais legíveis no velocímetro e nova iluminação. No demais é praticamente o mesmo carro desde o seu lançamento no país, em julho de 2007.

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Não há mudanças mecânicas em relação ao motor flex, lançado em abril de 2009. O 1.8 16V rende 125/126 cv de potência a 5.200 rpm, respectivamente com gasolina e com álcool. O torque de 17,5 kgfm a 4.800 rpm é o mesmo com o uso de qualquer combustível. Associado ao motor, o hatch pode vir com câmbio manual de seis marchas ou um automático de quatro velocidades, um opcional que acrescenta R$ 4 mil a qualquer uma das versões.

O Tiida 2010 investe no custo-benefício, com mais equipamentos e preço convidativo



A Nissan espera um mix de vendas de 40% para a configuração básica S, o que deixa a SL em posição de "carro chefe" da gama. Em relação ao tipo de câmbio, 60% dos Tiida serão equipados com opção manual, com 40% restantes de automáticos. O patamar de preços coloca a versão básica em uma porção imediatamente inferior a concorrentes modernos, como o Ford Focus GL e o Citroën C4 GLX, ambos equipados com motores 1.6 16V flex menos potentes, além do veterano VW Golf 1.6 flex. Ao mesmo passo, o hatch médio da Nissan é um pouco mais caro que o Chevrolet Astra Advantage 2.0 flex e Fiat Stilo Attractive 1.8 flex, modelos mais antigos que investem no apelo do custo-benefício.

Em itens de série, a versão de entrada S recebeu banco de motorista com ajuste de altura e destravamento automático das portas. O Tiida SL recebeu rodas de alumínio aro 16 - as anteriores eram de 15 polegadas -, além da chave presencial "I-Key" (emprestada da linha Livina), que destrava as portas e habilita a ignição sem precisar ser inserida no contato, além de travar automaticamente as portas ao ser afastada do carro.

Para enfrentar os rivais, o Tiida já contava com uma boa lista equipamentos, que compreende ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante e banco do motorista ajustáveis em altura, sistema de som com CD/MP3, além de freios com ABS e EBD. A versão top ainda acrescenta à lista ar-condicionado digital, controle de cruzeiro, revestimentos internos em couro e teto solar elétrico.