De Tuiuti (SP) - A Nissan apresentou a 12ª geração da Frontier, que nos últimos anos amargou a "lanterninha" do segmento das picapes médias. Além do estilo robusto e musculoso, o utilitário ganhou interior mais sofisticado e um eficiente conjunto mecânico. Lançada por R$ 166.700, tem no preço outro trunfo para sair dessa incômoda posição.
O interior ganhou em espaço e acabamento. O banco do motorista conta com ajustes elétricos, mas, em contrapartida, o do carona não ajusta nem em altura. No banco traseiro a boa notícia são as saídas do ar-condicionado, que climatizam rapidamente o espaço. Mas a Nissan vacilou ao não oferecer para o passageiro central cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça. O assento traseiro é muito baixo em relação ao assoalho, causando desconforto aos ocupantes. O painel de instrumentos conta com uma tela entre os mostradores analógicos que fornece várias informações.
As dimensões da nova Frontier são 5,25 metros de comprimento, 1,75m de altura, 1,85m de largura e 3,15m de distância entre-eixos. Já a caçamba tem até 1,52m de comprimento, 1,56m de largura e 47cm de altura, e conta com tomada de 12V e alças móveis (que correm em um trilho). Os ângulos de ataque e saída são de 31,6 e 27,2 graus, respectivamente, enquanto o vão-livre é de 29cm. O novo chassi é mais leve e, de acordo com a marca, é quatro vezes mais resistente.
CONTEÚDO Por enquanto, o modelo será oferecido apenas na versão LE. Como é fabricado no México, ainda não é possível disponibilizar uma ampla gama, o que comprometeria a cota de importação da marca. Outras versões passarão a ser oferecidas a partir do próximo ano, quando a Frontier virá da Argentina. Entre o conteúdo oferecido, destaque para faróis com acendimento automático, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna, bancos revestidos em couro, bancos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado de dupla zona, chave presencial para abertura das portas e partida do motor, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos, volante com regulagem de altura, estribos laterais, gancho para reboque dianteiro e rack de teto.
A nova Frontier ganhou o sistema multimídia Nissan Multi-App, com tela de 6,2 polegadas, que permite rodar aplicativos escolhidos pelo usuário, acesso à internet, telefonia, navegador por GPS e diversas mídias. Já o pacote de segurança oferece airbags frontais, controles de tração e estabilidade, freios ABS com controle e assistência de frenagem, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.
BITURBO O novo motor é 2.3 litros a diesel, que tem 190cv de potência e 45,9kgfm de torque, com injeção direta de combustível e dois turbos, entregando boa performance em qualquer regime de rotação. Para se ter ideia, com 1.500rpm já é possível contar com o torque máximo. O câmbio automático de sete marchas oferece opção de trocas manuais. A tração nas quatro rodas e a reduzida podem ser acionadas por meio de uma manopla giratória a até 100km/h.
A suspensão traseira combina multilink e eixo de torção, que proporciona um nível de conforto muito bom para uma picape. A suspensão dianteira é de braços duplos. A direção tem assistência hidráulica, mas carecia de relação mais direta (mesmo para uma picape). Para se dar bem no fora de estrada, o limitador de diferencial paralisa a roda que está sem tração (patinando) e transfere sua força para a roda que pode tracionar o veículo. O controle de descida evita o travamento das rodas e a consequente perda de controle do veículo.
* Jornalista viajou a convite da Nissan