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Nissan Frontier 2013 - Alteração invisível

Nova linha da picape média teve alterações significativas no motor para diminuir consumo de combustível e emissões de poluentes, mas visual permanece inalterado

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Com boa altura do solo, a Frontier cruza riachos com facilidade

De São Paulo - A Nissan apresentou a linha 2013 da Frontier, picape média que ganhou destaque em 2011 com o comercial dos pôneis malditos agora comemora 10 anos de produção nacional. Se você viu as fotos da matéria e pensou algo do tipo “mas o que mudou nessa caminhonete?”, está coberto de razão. Por fora, a Frontier 2013 continua idêntica. É que, nesse início de ano, todo o mercado de picapes e comerciais leves deve apresentar suas novidades para enquadrar seus modelos dentro dos limites de emissões da fase L6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Apesar de a L6 entrar em vigor em 2013, os fabricantes de veículos fizeram um acordo com o Ministério Público Federal de que toda linha a diesel passaria a adotá-lo a partir deste ano. Para isso, a Frontier ganha novo motor 2.5 litros turbodiesel, a terceira geração da família YDK. O trabalho feito pela engenharia da Nissan visou reduzir o atrito entre as peças móveis do motor; o uso de um novo sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão; a adoção de um filtro de partículas de diesel e um catalisador mais sofisticado, além de um novo sistema de refrigeração. O resultado é que o índice de emissões reduziu em média 26% em relação à última geração do motor.

DESEMPENHO As mudanças também resultaram em maior desempenho à picape, tendo o motor 2.5 turbodiesel ganhado até 32% mais potência e 25% mais torque. Enquanto nas versões com tração 4x4 a potência é de 190cv e o torque de 45,8kgfm, nos 4x2 esses números são 163cv e 41kgfm. De acordo com a Nissan, o novo motor alcançou uma redução no consumo de combustível de 10% na estrada e 9% na cidade. A transmissão continua a mesma que vinha sendo usada, que foi apenas adaptada para trabalhar com o novo motor.



PREÇOS E VERSÕES De acordo com o marketing da Nissan, a quantidade de versões foi reduzida para simplificar a vida do cliente e do concessionário. Assim, os itens de conforto e segurança foram redistribuídos. A versão de entrada XE 4x2 (R$ 90.990) agora já vem com airbag duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, além de cabine dupla, câmbio manual de seis velocidades, direção hidráulica, ar-condicionado e outras. Já a XE 4x4, com motor mais forte, custa R$ 98.990.


A SE 4x2 Attack (também por R$ 98.990) traz adereços como faróis com máscara negra, rack de teto, rodas de liga leve aro 16, pneus de uso misto, estribos laterais, para-barro rígido, faróis de neblina e som. A versão SE 4x4 Attack custa R$ 106.990. A Frontier LE 4x4 (R$ 118.990 manual e R$ 126.490 automática) tem controle de cruzeiro, controle de áudio no volante, bancos em couro, regulagem de altura dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rádio com várias entradas e seis alto-falantes. A versão topo de linha LE Attack 4x4 (R$ 128.990) já vem com câmbio automático.
 A Frontier 2013 já começou a ser distribuída no Brasil. A ambição da marca é conseguir mais um ponto percentual de participação no segmento das picapes médias, alcançando 11%. O volume de vendas esperado para 2012 é de 16 mil unidades. Quanto à produção de um modelo mais espartano, com cabine simples, a Nissan afirma que tem interesse de ter maior participação em cada nicho de segmento, mas esse produto agora iria exigir um investimento muito grande.

Modelo 2013 da picape Frontier já está sendo distribuída à rede de concessionários no país