De Itatiba (SP) - Dois meses antes da chegada do Kicks às concessionárias, a Nissan estreia a transmissão automática, do tipo CVT, que equipará o crossover, nas versões mais caras de March e Versa, com motor 1.6 16V. Chamada de XTronic pelo fabricante japonês, a transmissão continuamente variável traz ajustes em relação à utilizada nos sedãs Sentra e Altima, e se destaca pela aceleração suave sem os trancos característicos de algumas caixas automáticas tradicionais. Por outro lado, mesmo com a adoção de novo pacote antirruído no para-brisa, painel e para-lamas, a novidade se mostrou ruidosa no Versa – cerca de 100 quilos mais pesado que o March.
Disponível nas versões 1.6 SV e SL do hatch, 1.6 SV, SL e Unique do sedã, essa última exclusivamente automática a partir de agora, o XTronic acrescenta cerca de R$ 4.800 ao preço dos carros e vem acompanhada de atualizações na gama. Os pacotes Pack Plus e Pack Multi foram incorporados nas opções de entrada e deixam de ser opcionais. O Versa passa a contar com vidros elétricos nas quatro portas de série e sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis a partir da versão 1.6 SV.
De 2011 a 2014, segundo a Nissan, as vendas de compactos com câmbios automáticos no Brasil pulou de 4% para 18% entre os hatches, e foi de 19% para 22% nos sedãs. O páreo para o Xtronic, entretanto, será duro, uma vez que não faltam opções no mercado, desde os automatizados aos automáticos de seis velocidades, passando por opções intermediárias, como o recém-lançado Toyota Etios, ainda com quatro marchas, mas com preço inferior.
LINEAR Principal recurso do CVT da Nissan, o sistema Lock Up com Active Slip Control transmite o torque da polia de forma gradual, resultando em respostas mais ágeis na aceleração do que na geração anterior do mesmo câmbio. Apesar das alterações, a marca garante ter mantido a estrutura principal da caixa CVT do segmento dos sedãs médios. Foram aplicados nova correia com maior área de contato, aumento na rigidez da polia e houve redução de atrito de 30% na bomba de óleo. A relação das marchas foi alongada, fazendo com que o motor trabalhe quase sempre em baixas rotações acima dos 80km/h, o que privilegia o consumo. A função overdrive permite elevar a faixa de giro do motor.
CONSUMO Nos testes do Inmetro, o March CVT Xtronic alcançou média de 7,8km/l na cidade e 9,8km/l na estrada com etanol, e 12km/l na cidade e 15km/l na estrada abastecido com gasolina. Já o Versa fez 7,8km/l e 10km/l (etanol); e 12km/l e 14km/l (gasolina), respectivamente.
FICHA TÉCNICA
» MOTOR – 1.6 16V de 111cv de potência a 5.600rpm e torque 15,1kgfm a 4.000rpm
» TRANSMISSÃO – tração dianteira, câmbio do tipo CVT
» SUSPENSÃO – dianteira do tipo McPherson; traseira com eixo de torção
» DIREÇÃO – assistência elétrica
» FREIOS – discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS
» CAPACIDADES – Tanque, 41 litros; capacidade do porta-malas de 265 litros (March)/460 litros (Versa); peso (kg), 995 a 999 (March)/1.085 a 1.100 (Versa)
» DIMENSÕES – (metros) comprimento, 3,87 (March)/4,49 (Versa); largura, 1,67(March)/1,69 (Versa); altura, 1,52(March)/1,50 (Versa); distância entre-eixos, 2,45 (March)/2,60 (Versa)
* Jornalista viajou a convite da Nissan