A série "Não compre no escuro" desta semana destaca o Fiat Brava. Antes de comprar um usado, saiba quais são os defeitos mais frequentes e o preço dos reparos. Quem dá as dicas são especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento, emissão de ruídos). A série também lista os recalls de cada modelo. Veja mais fotos do Brava!
O Brava chegou ao mercado brasileiro em 1999, nas versões SX e ELX, que usavam motor 1.6 de 16V. Já no ano seguinte foi lançada a versão HGT, equipada com propulsor 1.8 16V. Em 2001, o modelo ganha ajustes no motor 1.6 16V que mantiveram a mesma potência que antes, mas houve ganho em baixas rotações. O ano de 2002 marcou a chegada do Stilo e foi mantida no mercado apenas a versão mais simples do Brava. Em 2003, a Fiat tirou o hatch de linha.
Não compre do escuro - Volkswagen Logus/Pointer
Não compre do escuro - Ford Ranger
Não compre do escuro - Chevrolet Omega
Não compre do escuro - Volkswagen Polo
Não compre do escuro - Ford Focus
Não compre do escuro - Chevrolet Astra
Não compre no escuro - Volkswagen Golf
Não compre no escuro - Ford Courier
Não compre no escuro - Chevrolet Kadett e Ipanema
Não compre no escuro - Fiat Marea
Não compre no escuro - VW Apollo e Ford Verona
Não compre no escuro - Chevrolet Vectra
Não compre no escuro - Fiat Tipo
Não compre no escuro - Volkswagen Kombi
Não compre no escuro - Ford Escort
Não compre no escuro - Chevrolet Monza
Não compre no escuro - Fiat Tempra
Não compre no escuro - Volkswagen Santana
Não compre no escuro - Ford Ka
Não compre no escuro - Chevrolet Corsa
Não compre no escuro - Fiat Uno Mille
Não compre no escuro - Volkswagen Fox
Não compre no escuro - Peugeot 206
Não compre no escuro - Renault Clio
Não compre no escuro - Ford Fiesta
Não compre no escuro - Chevrolet Celta
Não compre no escuro - Volkswagen Gol
Não compre no escuro - Fiat Palio
PROBLEMAS E ORÇAMENTO
O Brava apresenta bom desempenho e estabilidade. Os pontos fracos são o alto preço das peças e o elevado consumo de combustível. Por usar mecânica do Palio, a versão 1.6 tem manutenção mais simples.
MECÂNICOS
Geral
Desgaste prematuro das bieletas, braços oscilantes, articulações do setor de direção e amortecedores traseiros
Troca: R$ 600
Folga no leque de suspensão
Troca: R$ 425
Queima da junta do cabeçote
Retífica: cerca de R$ 960
Troca do cabeçote: R$ 6.750
Defeito no filtro interno da carcaça da bomba de combustível
Adaptação de filtro externo: de R$ 100 a R$ 160
Vazamento de óleo no setor de direção
Reparo: R$ 450
Troca: R$ 2.350
Motor 1.6
Cabo de embreagem apresenta baixa vida útil e deve ser trocado sob pena de comprometer a embreagem
Troca do cabo: R$ 185
Troca da embreagem: R$ 620
Motor 1.8
Baixa vida útil do
variador de fase
Troca: R$ 1.950
ELÉTRICOS
Brava 1.6 16v (1999 a 2001)
Falha no sensor de rotação
Troca: R$ 218
Queima da bobina de ignição
Troca: R$ 517
Queima do resistor do eletroventilador
Troca: R$ 306
Quebra dos conectores do chicote do sensor de posição da borboleta e do motor de passo
Troca: R$ 92
Falha no sensor de velocidade
Troca: R$ 170
Oxidação do chicote e relé do eletroventilador
Troca: R$ 175
Brava 1.6 16v (2001 a 2003)
Falha no sensor de rotação
Troca: R$ 218
Queima da bobina de ignição
Troca: R$ 517
Queima do circuito de ligação do eletroventilador
Reparo: R$ 440
Oxidação do chicote e relé do eletroventilador
Troca: R$ 170
Brava 1.8 16V
Queima do circuito de controle do atuador de marcha lenta, ar-condicionado e eletroventilador
Troca da central: R$ 2.680
Falha na sonda lambda
Troca: R$ 410
Queima da resistência da primeira velocidade
do eletroventilador
Troca: R$ 280
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
RUÍDOS (causados por)
Para-choque e faróis bambos
Má regulagem do capô
Péssimo isolamento do painel, da porta e das guarnições traseiras
Vibrações da forração do teto
Folgas nas fechaduras, nos bancos e nas portas
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
Melhor custo/benefício - Sedãs médios - Preço não garante conteúdo
Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo
RECALL
Não existe recall para esse modelo
Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).
Modelos já analisados: Gol; Palio; Celta; Fiesta; Clio; Peugeot 206; Fox; Uno; Corsa; Ka; Santana; Tempra; Monza; Escort; Kombi; Tipo; Vectra; Verona e Apollo; Marea; Kadett; Courier; Golf; Astra; Focus; Polo.