A 25ª edição de "Não compre no escuro" é sobre o Volkswagen Polo. Para auxiliar na compra de um usado ou ajudar o leitor que já tem o modelo a montar um plano de manutenção, especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos) listam os defeitos mais comuns e quanto custa para consertá-los. Para finalizar, a lista de recalls de cada modelo também está disponível .
Teste - VW Polo GT 2.0 Flex
Teste - VW Polo GTI 1.8 turbo
Teste - VW Polo Sedan 1.6 flex
Teste - VW Polo 1.6 flex
Lançamento - Polo Bluemotion
O Polo chegou ao Brasil em 1997, apenas com carroceria sedã. Esse modelo, que tinha como sobrenome Classic, vinha com motor 1.8 MI. Em 2001, o Polo Classic passou por um face-lift e teve apenas nesse ano a opção do motor 1.0 16V de 65 cv. Em meados de 2002, o modelo deixou de ser importado da Argentina. Em 2003, foi lançada uma nova geração do Polo, completamente nova. Os motores 1.6, de 102 cv, e 2.0, de 116 cv, estavam disponíveis tanto para o hatch quanto para o sedã.
A VW equipou o hatch com o propulsor 1.0 16V, o mesmo do Gol Power, de 79cv, mas não vingou. Em 2004, o modelo deixou de ser equipado com o motor 2.0. O Polo só entrou na era flex na linha 2006, quando também passou por um face-lift. Em 2007, na versão GTI, o hatch saiu de fábrica com motor 1.8 de 20V, que rendia 150 cv. Esta mesma versão foi relançada este ano, trazendo de volta a motorização 2.0 8V para o hatch, na versão GT. A última novidade do Polo foi um sistema de pré-aquecimento do combustível na injeção eletrônica, que substitui o tanquinho auxiliar para a partida a frio.
Não compre do escuro - Volkswagen Logus/Pointer
Não compre do escuro - Ford Ranger
Não compre do escuro - Chevrolet Omega
Não compre do escuro - Fiat Brava
Não compre do escuro - Ford Focus
Não compre do escuro - Chevrolet Astra
Não compre no escuro - Volkswagen Golf
Não compre no escuro - Ford Courier
Não compre no escuro - Chevrolet Kadett e Ipanema
Não compre no escuro - Fiat Marea
Não compre no escuro - VW Apollo e Ford Verona
Não compre no escuro - Chevrolet Vectra
Não compre no escuro - Fiat Tipo
Não compre no escuro - Volkswagen Kombi
Não compre no escuro - Ford Escort
Não compre no escuro - Chevrolet Monza
Não compre no escuro - Fiat Tempra
Não compre no escuro - Volkswagen Santana
Não compre no escuro - Ford Ka
Não compre no escuro - Chevrolet Corsa
Não compre no escuro - Fiat Uno Mille
Não compre no escuro - Volkswagen Fox
Não compre no escuro - Peugeot 206
Não compre no escuro - Renault Clio
Não compre no escuro - Ford Fiesta
Não compre no escuro - Chevrolet Celta
Não compre no escuro - Volkswagen Gol
Não compre no escuro - Fiat Palio
PROBLEMAS E ORÇAMENTO
O Polo apresenta bom desempenho, mesmo com motor 1.6, conforto, boa oferta de itens de série e não é um cliente assíduo das oficinas. Os principais defeitos são a frágil suspensão e o elevado consumo de combustível. Os especialistas ponderaram sobre a compra da versão 2.0, que tem peças difíceis de serem encontradas.
MECÂNICOS
Desgaste prematuro das buchas dos leques, articulações do setor de direção, coifas da caixa de marchas e rolamentos das rodas traseiras
Troca: R$ 500
Vazamento na carcaça da válvula termostática
Troca da carcaça: R$ 390
Trinca na mangueira do respiro do motor
Adaptação: R$ 150
Troca: R$ 635
ELÉTRICOS
Polo Classic 1.8
Falha no atuador de marcha lenta
Troca: R$ 160
Falha no módulo do ar-condicionado
Troca: R$ 590
Falha nos conectores de posição de borboleta e atuador
Troca: R$ 132 cada um
Queima da bobina de ignição
Troca: R$ 225
Falha no sensor de posição da borboleta
Troca: R$ 127
Falha no atuador de marcha lenta
Troca: R$ 140
Defeito no interruptor do radiador
Troca: R$ 195
Falha no sensor de temperatura da água
Troca: R$ 85
Polo 1.0 16V
Mau contato no conector do corpo de borboleta
Troca do conector: R$ 145
Falha no sensor de temperatura da água
Troca do sensor: R$ 200
Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 320
Falha no interruptor do freio
Troca: R$ 150
Polo 1.6 e 2.0
Defeito no interruptor de freio
Troca do interruptor: R$ 130
Mau contato no conector do corpo de borboleta
Troca ou limpeza do conector: R$ 130
Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 320
Polo Flex
Perda do reconhecimento de combustível pela central
Adaptação do combustível via scanner: R$ 140
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
RUÍDOS (causados por)
Para-choque
Peças plásticas dos faróis e painel de instrumento
Barra de sustentação do teto
Folga nos trilhos dos bancos, presilhas das portas e máquinas dos vidros
Isolamento precário de triângulo, macaco, chave de roda e estepe
A mão de obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir
de R$ 200
Melhor custo/benefício - Sedãs médios - Preço não garante conteúdo
Melhor custo/benefício - Peruas atrevidas
Melhor custo/benefício - Compactos premium - Sem prêmio para a segurança
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.4 e 1.6 - Franceses em destaque
Melhor custo/benefício - Sedãs com motor 1.0 - Mais por menos
Melhor custo/benefício entre R$ 30 mil e R$ 45 mil - Caro em conta
Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo
RECALL
Para consultar se seu Polo está em dia com os recalls, consulte a Central de Relacionamento com Clientes da Volkswagen pelo telefone 0800 019 5775
Polo hacth 2007 a 2009: substituição da lanterna traseira esquerda nos veículos equipados com faróis de neblina de série acoplados à lanterna traseira
Data: 24 de novembro de 2008
Polo hatch e sedã 2006: verificação da galeria de combustível e troca da peça, que pode apresentar fissura, provocando vazamento de combustível
Data: 15 de agosto de 2006
Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o tira-grilos Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).
Modelos já analisados: Gol; Palio; Celta; Fiesta; Clio; Peugeot 206; Fox; Uno; Corsa; Ka; Santana; Tempra; Monza; Escort; Kombi; Tipo; Vectra; Verona e Apollo; Marea; Kadett; Courier; Golf; Astra; Focus.