UAI

Na direção de um trio elétrico

Motorista oficial da cantora Claudia Leitte conta como é difícil e, ao mesmo tempo gratificante, conduzir o veículo que arrasta milhares de foliões

Publicidade
Foto:

Genílson dirige o caminhão de Claudia Leitte há oito anos

O autódromo do Mega Space, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, recebeu, no último final de semana, o Uai Folia, evento de música baiana com apresentação de cinco bandas de axé. Cada grupo entrava no circuito com seu trio elétrio e a festa rolava com os foliões seguindo o veículo.

Entre o público de 20 mil pessoas em cada dia de espetáculo, lá surgia o imenso veículo com 26 metros de comprimento e sete metros de largura. É certo que os foliões nem pensam nisso no momento dos shows, mas não é fácil guiar o conjunto de 57 toneladas de peso bruto em espaço limitado e a passos de tartaruga.

Se o público quase não se lembra do motorista durante o espetáculo, os artistas têm plena noção da importância em ter um bom condutor na equipe. “Ele é parte fundamental da nossa banda e a nossa relação é a melhor, ele entende os meus sinais, faz parte do show”, diz a cantora Claudia Leitte, falando sobre Sr. Genílson Silva de Souza, motorista do trio elétrico há oito anos. “No palco do trio, há botões que a Claudia aciona, acendendo uma luz, mostrando que é hora de parar. Se é para seguir, diminuir ou aumentar a velocidade, eu já interpreto a voz dela (Claudia) ou, então, ela mesmo dá o aviso: 'vão bora Seu Genílson'”, brinca o condutor.

No ano passado, Claudia Leitte trocou seu antigo trio elétrico por um novinho, um dos mais modernos e equipados do Brasil. O cavalo mecânico também foi comprado 0km e precisou ser adaptado para servir à artista baiana. O caminhão possui dois tanques de combustível adicionais, pois em um uma única apresentação no carnaval de Salvador, por exemplo, são consumidos nada menos do que 800 litros de óleo diesel. Um dos tanques servem ao gerador, que mantém a parte elétrica do trio em funcionamento, dando conforto e comodidade a banda.

Enquanto Claudia Leitte fa o show no topo, Sr. Genílson doma a fera de 420 cavalos de potência. O Scania P420 ano 2010 leva um trio completo, que pode transportar até 80 pessoas. Engana-se quem pensa que não há desgaste do conjunto pelo fato de não ultrapassar os 5 km/h. O sistema de freios é sobrecarregado, assim como a embreagem, uma vez que o motorista leva o veículo usando apenas a primeira marcha reduzida, a mais forte do Scania.

Passarela se move do alto ao solo para deixar a cantora mais perto dos foliões



Para dirigir trio elétrico, o condutor deve pasar por um treinamento especial no Detran da Bahia e uma chancela é aplicada na habilitação do motorista, como se fosse uma categoria.

Conforto de casa
A grande novidade desse trio é que a cantora fica bem perto do folião. O trio possui na lateral uma passarela de 14 metros de comprimento que desce, permitindo que a cantora fique a dois metros de altura do chão. O palco central também possui sistema de elevação e leva Claudia Leitte para perto dos fãs. E para comandar a folia, o palco da frente possui 5,8 metros. O super trio ainda conta com conforto e espaços exclusivos. O trio conta com um camarim para a banda e outro para Claudia, ambos climatizados e decorados. O Transformer – nome do veículo - é totalmente digitalizado e tem sistema de áudio de alta potência para os shows.

Claudia conta com um camarim especial. Um amplo sofá abriga ela e seus convidados especiais, que podem dispor de TV de plasma de 42 polegadas, home theater, espelhos até o teto, um possante sistema de ar condicionado, iluminação embutida e um grande painel da cantora medindo 2,70 x 0,80 em back-light, ambos os camarins são climatizados, possuem banheiros com conforto e serviço de buffet com água, refrigerantes, energéticos, café, frios, salgados, frutas, cereais, e uma série de outros alimentos que controlados por uma nutricionista antes de serem embarcados no veículo.

Cantora conta com conforto de casa dentro do trio elétrico