Entre os muscle car americanos, determinados embates nunca tem um ganhador definitivo. Se, na década de 1960, o Ford Mustang inaugurou o filão que até hoje faz a cabeça dos que tem gasolina no sangue, hoje o Chevrolet Camaro está em primeiro lugar. Com motor mais potente que os rivais, bom comportamento dinâmico e design retrô agressivo, o Chevy deixou para trás o Ford, que ainda sofre com a concorrência do Hyundai Genesis coupé. Para enfrentar o rival em condições de igualdade, a marca do oval azul prometeunovas motorizações, além de outras mudanças técnicas e de conteúdo, já que o desenho da geração de 2005 foi alterado recentemente em novembro de 2008. E não tardou. Antes da apresentação oficial, programada para o dia 4 de dezembro, quando abre o Salão de Los Angeles, a marca revelou o novo motor Duratec V6 3.7, com 24 válvulas e duplo comando de válvulas com abertura variável. O propulsor, construído em alumínio, gera 309 cv de potência, contra 212 cv do 4 litros que substitui, sem prejuízo do torque, que se mantém em 38,7 kgfm.
É uma potência superior ao V8 de 5 litros que equipava a versão GT. A progressividade é também notável, já que esse propulsor gira alto, com faixa vermelha aos 7 mil rpm. Para aproveitar plenamente a nova unidade de força, a marca também equipou o "pony car" com duas opções de câmbio de seis marchas, manual e automático. A direção recebeu assistência elétrica, calibrada para eliminar a sensação de insegurança que alguns desses sistemas apresentam em altas velocidades.
A suspensão traseira ainda não se tornou independente, mas o comportamento dinâmico foi reforçado com amortecedores e molas diferentes, além de braços de controle revisados e barra estabilizadora mais rígida. Para garantir o despejo equilibrado da potência sobre o eixo traseiro, o modelo foi equipado com um diferencial de deslizamento limitado.
Sem receber um estilo renovado, o fabricante deu ao carro alguns detalhes revisados, em principal na dianteira, com um para-choque de estilo mais moderno. E, como os tempos são outros, a Ford provoca a Chevrolet ao afirmar que o novo propulsor também é capaz de perfazer até 12,7 km/l de gasolina na estrada, quando equipado com câmbio automático, enquanto na cidade cumpre 8 km/l de média. Menos do que o Camaro V6.
Em agosto de 2010 o Mustang 2011 V6 também poderá ser equipado com um pacote de performance que inclui um diferencial mais curto, para acelerações mais vigorosas, suspensão mais rígida da versão GT, rodas aro 19, pneus especiais e calibração especial do controle de tração, para uma pilotagem mais esportiva.
Para os que querem mais, a versão GT também irá mudar. Embora a Ford não tenha divulgado informações oficiais, especula-se que o Mustang V8 deixará de lado o atual 4.6 litros para adotar um motor 5.0, com uma potência superior a obtida pelo Camaro SS 6.2, que conta com 431 cv. Imagine só como será o próximo GT 500, ou uma antecipada versão Boss.