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Mustang - A cobra vai fumar

Uma das estrelas da Ford no Salão de Detroit deste ano foi um Mustang, preparado em conjunto com a empresa de Carroll Shelby, com motor de 533cv e mecânica refinada

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Quem conhece a história do automobilismo sabe o sucesso que os Shelby Cobra fizeram nas pistas de corrida nos anos 1960. Alguns desses carros foram projetados e construídos pela empresa de Carrol Shelby (um piloto famoso nos Estados Unidos e na Europa), em conjunto com a Ford americana e a AC inglesa. Desde então, a montadora estabeleceu parceria com a empresa de Carrol - hoje denominada Shelby Automobiles —, que se especializou na preparação de modelos de alto desempenho, em especial de Mustang. E a última criação da dupla foi o Ford Mustang Shelby GT 500, desenvolvido a partir do GT 500 KR (King of road) e apresentado no Salão de Detroit, em janeiro.

Para criar o visual do superesportivo, os projetistas se inspiraram nos modelos Shelby AC Cobra 427, que obtiveram bons resultados em diversas competições de turismo em 1964. A começar pelas duas faixas na extensão da carroceria e que eram uma característica dos carros criados por Carrol. As outras mudanças não foram apenas para embelezar, mas também para melhorar o desempenho aerodinâmico, no sentido de obter o máximo de aderência com o menor arrasto possível: novo desenho do aerofólio e do capô, que ganhou novo extrator de ar para ajudar na refrigeração do motor e pequenas alterações na grade superior, que dirige o ar para o radiador, e inferior, que refrigera o intercooler. Completam o pacote as rodas de 18 polegadas no conversível, e de 19, no cupê, e os pneus desenvolvidos para o modelo.

Veneno
Mas a preparação não se limita às alterações externas. O processo de “envenenamento” começa no motor V8 5.4, com duplo comando de válvulas, turbocompressor e intercooler, que desenvolve 533cv de potência e 70,5kgfm de torque. O propulsor tem sistema de tomada de ar aberto, com filtro em formato cônico, que reduz a restrição de ar, permitindo que o mesmo seja bombeado para o motor em maior quantidade e na menor temperatura possível, aumentando a potência e a eficiência. Até o ronco foi refinado, por meio de um novo ressonador, instalado entre o filtro de ar e o corpo do acelerador.

Painel tem acabamento em alumínio

A transmissão de seis velocidades também tem novidades, com novo disco duplo de embreagem, maior e mais robusto; controle do disco intermediário, por meio de seis correias, que melhora os engates; e novas relações de transmissão, que proporcionam aceleração mais forte em baixa e equilibram o desempenho das quinta e sexta marchas. As molas e os amortecedores também foram recalibrados para melhorar a estabilidade. O Shelby GT500 é equipado com sistema de controle de estabilidade com opção para desempenho “normal”, para ser usado no dia-a-dia, e esportivo, para acelerar sem dó.

O novo Mustang tem bancos revestidos em couro, alumínio no painel de instrumentos, apliques de madeira nos bancos e no volante, mostradores do painel com anéis brilhantes em volta e peças de acabamento em alumínio, com uma gravação tridimensional exclusiva, com textura inspirada em peças automotivas de competição. O Shelby GT 500 também tem ainda sistema de comunicação e entretenimento Sync, para celulares, tocadores de música. Há dispositivo que aciona o serviço de emergência em caso de acidentes e airbags frontais e laterais, freios ABS, entre outros.