São Paulo - O maior problema enfrentado pela indústria automobilística é caminhar para o futuro sem prejudicar o meio ambiente. O desafio, então, é tornar os carros mais econômicos, menos poluentes, sem se esquecer de que sucesso no mercado se faz é com desempenho.
São vários os caminhos e um deles é o turbo. Só que costuma ser caro... Agora, surge uma alternativa de menor custo. A tecnologia, desenvolvida e patenteada pela FPT Powertrain Technologies, chama-se MultiAir. É uma combinação de sistemas hidráulico e eletrônico. O uso inteligente da eletrônica, cada vez mais em alta nos tempos atuais, permite controlar o ar cilindro a cilindro, ciclo a ciclo. Ou seja, além de regular o combustível eletronicamente, a quantidade de ar será dosada de acordo com a necessidade exata do motor. O sistema é tão sofisticado que pode variar essa dosagem durante uma combustão. Pode até injetar múltiplas vezes durante um ciclo. Entre as vantagens, o controle da autoignição, a chamada batida de pino. Importante num país em que nunca se sabe a quantas anda a qualidade do combustível.
Tecnicamente, ele funciona substituindo o acionamento mecânico das válvulas de admissão (o cames do eixo de comando) por um sistema hidráulico com controle eletrônico.
O resultado está nos números. A potência é aumentada em 10%. O torque, em 15%. O consumo tem redução de 10% e pode chegar aos 25% se o motor utilizar o conceito downsizing.
Meio ambiente
O MultiAir proporciona diminuição de até 60% nos níveis de emissões de gases poluentes. A primeira aplicação mundial dessa novidade será no motor Fire 1.4 litros 16 válvulas, tanto aspirado quanto turbocomprimido. O modelo de estreia é o Alfa Romeo MiTo. Mas tecnologia é aplicável a todos os motores a gasolina ou flex. E já se estuda equipar também os a diesel.
Assim como o common-rail (também da FPT) foi um marco na história dos motores a diesel, a nova tecnologia poderá ter igual importância nos propulsores a ciclo Otto.
Pode anotar esse nome, pois provavelmente você terá um carro com o sistema MultiAir no motor.
(*) Jornalista viajou a convite da FTP