UAI

Motor original de Ford Mondeo ultrapassa 1,6 milhão de km rodados

Carro fabricado em 1996 pertence a um taxista que já poderia ter dado 40 voltas na Terra com a mesma quilometragem

Publicidade
Foto:

O mês de junho foi especial para um taxista de Manchester, no interior da Inglaterra. O carro de Sr. Holmes, de 67 anos, atingiu a incrível marca de 1 milhão de milhas rodadas, o que equivale a 1.609.344 quilômetros rodados.

Desde que comprou o Ford Mondeo SW zero km, em 1996 (por aproximadamente R$ 45 mil), o taxista de 67 anos passa o dia transportando turistas e moradores da cidade que chegam ou partem no aeroporto de Manchester.

O mais interessante é que o motor 1.8 diesel turbo é original. Com a quantidade de quilômetros que ele rodou, seria o suficiente para dar 40 voltas ao redor do globo terrestre.

Quando chega ao marco de um milhão de milhas (ou quilômetros), o hodômetro analógico de um carro é zerado. Foi o que aconteceu, antes que Brian Holmes pudesse pensar em algo para comemorar a marca. "Pensei em fazer algo para comemorar, mas não deu tempo, quando virou o contador, estava fazendo uma corrida para um casal", informou o taxista. Mas se você pensa que um motor tão rodado pode trazer sérios problemas ao proprietário do carro, não é bem assim. Realmente é comum que carros mais rodados tenham mais problemas e tenham que passar por mais manutenções, mas se for bem cuidado, com revisões em dia e o motorista for atento a qualquer sinal que possa indicar algum problema, o motor pode chegar à 'velhice' ainda com muita saúde, principalmente se o habitual for apenas uma pessoa conduzir o veículo. "Eu não tive muitos problemas com ele, apenas o desgaste normal. Fiz um recondicionamento na caixa de marchas, apenas. Gostaria de comprar um Ford novo, porque ele foi um carro confiável", completa.

Quando atinge 1 milhão de milhas ou km rodados, o hodômetro é zerado

Sr. Holmes queria aposentar quando o hodômetro zerasse. "Era o que eu imaginava e queria, mas acho que vou trabalhar um pouco mais agora, mas quando finalmente for me aposentar, quero comprar um motorhome e dar umas voltas pela Escócia".

Diante deste fato, a própria Ford se manifestou. "Desde que o Mondeo foi lançado em 1993, provou uma escolha popular para clientes de varejo e de frota da mesma forma, predominantemente, devido à sua confiabilidade, economia de combustível e tecnologias inteligentes de assistência ao motorista. Estamos muito satisfeitos em saber que o Sr. Holmes desfrutou muito bem de um milhão de quilômetros e muito feliz", disse Steve Humilha, gerente de marketing da Ford do Reino Unido.

Será que o seu carro chegaria à essa idade com tanta vitalidade?

Sr. Holmes desistiu da aposentadoria e agora pretende trocar o Mondeo por um Ford novo