UAI

Motor 1.0 turbo EcoBoost estreia apenas na versão topo do Ford Fiesta, a partir de R$ 71.990

Um dos motores mais aclamados da atualidade, 1.0 turbo EcoBoost aporta no Brasil no Ford Fiesta Titanium Plus com câmbio Powershift. Compensação está no desempenho e tecnologia para reduzir o consumo

Publicidade
Motor 1.0 turbo EcoBoost estreia apenas na versão topo do Ford Fiesta, a partir de R$ 71.990
Motor 1.0 turbo EcoBoost estreia apenas na versão topo do Ford Fiesta, a partir de R$ 71.990 Foto: Motor 1.0 turbo EcoBoost estreia apenas na versão topo do Ford Fiesta, a partir de R$ 71.990

No embalo do downsizing e a aplicação do turbo em motores de baixa cilindrada – Volkswagen e Hyundai já oferecem opções 1.0 –, a Ford elegeu o Fiesta para estrear no Brasil o aclamado motor 1.0 EcoBoost. Disponível na Europa em modelos como o EcoSport e o Focus, por aqui o três cilindros turbo chega com potência um pouco menor (125cv a 6.000rpm e 17,3kgfm de torque entre 1.400rpm a 4.000rpm, ante os 140cv do Velho Continente) e a premissa de ser o 1.0 mais potente do mercado nacional. A notícia ruim é que para ter na garagem um dos motores mais aclamados da atualidade será preciso desembolsar a partir de R$ 71.990 pela versão topo de linha Titanium Plus, a única a oferecê-lo. E de quebra levar no combo o polêmico câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem, alvo de queixas entre proprietários. O câmbio manual sequer está disponível na linha 2017 e há mudanças na gama de versões do hatchback, com a extinção do motor 1.5 para pessoas físicas.

Fora isso, o 1.0 EcoBoost começa a ser vendido no país bebendo apenas gasolina, em plena era flex, embora a Ford não descarte acrescentar a tecnologia bicombustível no futuro. As informações foram antecipadas à imprensa de São Paulo. O Portal VRUM participa da apresentação do carro em Campinas (SP), nesta terça e quarta-feira.

O lado bom de se pagar caro pela nova motorização está no conjunto mecânico. Apesar de apostar no desempenho apimentado como mote de vendas, ele carrega uma boa dose de tecnologia para reduzir o consumo de combustível. Entre elas, bloco de ferro fundido – único no mercado brasileiro –, cabeçote de alumínio, coletor de escape integrado, resfriamento dos pistões, duplo comando variável e válvulas e injeção direta de combustível de 150 bar de pressão, dispensada pela Hyundai no recém-lançado HB 20 Turbo (preços começando em R$ 47.445 no hatchback Comfort Plus e R$ 55.225 no sedã Comfort Style).

Na Europa, motor 1.0 turbo gera até 140cv de potência

Nova versão topo de linha do Fiesta, a Titanium Plus também vem recheada de equipamentos de série, como ar-condicionado automático, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, bancos de couro, chave presencial com partida por botão, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Como no HB 20 Turbo, a única alteração estética é a aplicação do emblema EcoBoost na tampa traseira.

LINHA 2017 Além do novo motor 1.0 turbo a linha 2017 do Ford Fiesta sofreu realimento de versões. A de entrada S foi substituída pela SE, com o motor 1.5 agora restrito à frotistas. Acima dela vem a intermediária SEL e por fim a Titanium Plus, todas equipadas com motor 1.6 Sigma de 125cv/128cv, além da Titanium Plus 1.0 EcoBoost, que completa a oferta.


Ford Fiesta sedã não contará com a motorização por ora

CONTEÚDO DAS VERSÕES

1.6 SE (R$ 51.990)
Vem com o essencial para a faixa de preço: grade frontal na cor prata, faróis com máscara negra, luz de seta nos retrovisores, rodas de aço aro 15, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, alarme, rádio CD MP3 com Bluetooth, computador de bordo, retrovisores, trava das portas com controle remoto e vidros dianteiros elétricos, cintos de segurança de três pontos e banco traseiro bipartido.

1.6 SEL (R$ 58.790)
Mais interessante, adiciona faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, sistema multimídia Ford Sync com AppLink e assistência de emergência, sensor de ré com indicação gráfica e sonora, vidros dianteiros e traseiros elétricos acionamento de um toque.

1.6 SEL Powershift (R$ 64.990)
Acrescenta o câmbio automatizado de dupla embreagem.

1.6 Titanium Plus (R$ 70.690)
Traz faróis cromados, rodas de liga de 16 polegadas, acendimento automático de faróis, sete airbags (frontais, laterais, cortina e de joelho para motorista), chave presencial com partida por botão, bancos de couro, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocromático e controlador de velocidade.

1.6 Titanium Plus EcoBoost (R$ 71.990)
Todos os itens anteriores mais o motor 1.0 EcoBoost (R$ 1.300 adicionais).