Morreu na noite deste domingo (22), em Belo Horizonte, o engenheiro e perito especialista em trânsito, Paulo Ademar, que havia sofrido um acidente em 25 de maio, no município de Serra, na Grande Vitória. O perito havia sido contratado por uma empresa do Espírito Santo para dar aulas de direção defensiva.
No caminho para o aeroporto da capital capixaba, o Gol em que estava Paulo Ademar, guiado por um motorista da empresa, teve a traseira atingida por um caminhão no km 257 da BR-101. O condutor perdeu o controle do veículo, que rodou na pista. Um outro caminhão que vinha logo atrás bateu no lado direito do Gol, onde estava o perito. O carro continuou rodando e atingiu um Voyage que vinha em sentido contrário. O condutor do Voyage morreu. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão que bateu na traseira do Gol em que estava Paulo Ademar, fugiu do local. Ele ficou gravemente ferido e foi levado para um hospital de Serra. O perito foi transferido para Belo Horizonte, onde permaneceu em coma até a noite do último domingo.
Paulo Ademar tinha 53 anos, era membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Foi perito de acidentes de trânsito da Poícia Civil de Minas Gerais por 32 anos. Toda sua experiência como perito, Ademar levou às empresas que prestava consultoria. O perito era fonte constante no Vrum. Participou de algumas transmissões ao vivo pela internet para debater temas dominados por ele, como a importância do uso de cadeirinhas infantis para crianças nos automóveis, a falta de experiência de motoristas nas estradas e debateu sobre os acidentes de caminhões no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Em outubro de 2011, Ademar participou de uma reportagem do programa Vrum que mostrou a falta de preparo dos recém-habilitados para dirigirem nas estradas. Nos links relacionados acima, veja as participações de Paulo Ademar no Vrum.
"Ele morreu mostrando o nosso trânsito real", diz o amigo e instrutor de direção defensiva Rogério Matheus.
Ademar era casado e deixa três filhos de 20, 21 e 24 anos. O mais velho, Thales, segue os passos do pai e também trabalha com segurança no trânsito.