A compra do carro zero quilômetro é sempre um acontecimento importante e muito esperado pelo consumidor. Escolhe-se o modelo, a cor e os opcionais e quando finalmente o comprador tem certeza de que vai levar o carro novo para a casa, o vendedor pede 45 dias para entregar o veículo.
Foi isso que aconteceu com o engenheiro Gustavo Coelho Heringer Lisboa. Em novembro do ano passado, ao conhecer o recém-lançado HB20, decidiu que trocaria seu Celta pelo hatch compacto da Hyundai. Na concessionária, escolheu a cor e opcionais, mas a versão desejada, a Premium 1.6 com câmbio automático, só poderia ser entregue em meados de janeiro. O engenheiro pagou o sinal de 10% do valor, vendeu o antigo carro e aguardou a entrega do novo na data combinada.
Passaram-se mais de 140 dias da compra e nada do HB20 aparecer. “Fiz reclamações formais, e por meio da central de atendimento ao cliente da Hyundai, a montadora diz que não há previsão de entrega do carro e já me deram várias desculpas diferentes, desde falta de motor e roda até a dificuldade da cor prata”, explica o engenheiro. Entramos em contato com o call center da montadora sem nos identificarmos como imprensa. Com o número do protocolo da reclamação em mãos, a atendente nos confirmou que o veículo não foi entregue até o momento por falta de componentes mecânicos, mas não especificou quais.
Procuramos a concessionária Pacific Motors, que vendeu o carro. Por telefone, forjamos o interesse por um HB20 idêntico ao negociado por Gustavo. O vendedor informou que o veículo é entregue em 60 dias no máximo e que esse prazo é dado apenas por segurança, pois normalmente ele entrega em 10 dias.
Em nota oficial, a Hyundai informou que “devido à limitação de capacidade de produção de certos componentes, os clientes podem vir a esperar um período maior por algumas versões do HB20. Nesses casos, estamos tentado negociar a troca por outra versão aproximada, mas que chegaria antes”. Gustavo negou ter sido procurado pela montadora com a proposta de trocar a versão Premium automática por outra.
Depois de ter sido procurada formalmente pela reportagem do Vrum, a Hyundai entrou em contato com o cliente informando que o veículo dele estaria disponível e a entrega ocorreu em 16 de abril , depois de uma espera de 143 dias.
“Eles parecem brincar com o consumidor. Receber o carro quase cinco meses depois da compra é um absurdo, total falta de respeito. O carro é legal, mas não vale a espera”, lamentou o engenheiro.
OUTRAS MARCAS A falta de modelos específicos é um fantasma que atormenta também consumidores de outras marcas. Em fóruns de discussão, internautas reclamam da falta das versões T-Jet do Punto e Bravo. A reportagem procurou algumas concessionárias de BH. Em nenhuma havia o Punto para pronta entrega e apenas uma tinha uma unidade do Bravo. O vendedor informou que o carro chegou à revenda para um diretor, mas ele saiu da empresa antes mesmo de emplacar o veículo, que foi incluído no estoque da loja. O mesmo prazo é pedido para o Punto Sporting, modelo difícil de ver nos salões das lojas. Os vendedores consultados informaram que a Fiat pede de 60 a 120 dias para a entrega desses modelos. O problema se estende à linha comercial. Em nenhuma das concessionárias há o Uno Furgão e em apenas uma das consultadas o Fiorino está disponível. “O Uno Furgão tem uma produção bem limitada, pois a mecânica é bem diferente do Uno (antigo) convencional, então não dá para aproveitar muitos mecanismos e nem toda a linha de montagem do Mille”, disse o vendedor de uma das concessionárias. Em outra, o consultor tentou vender um Doblò Cargo em vez do Uno Furgão e ainda disse que o Fiorino está cada vez mais difícil no mercado.
Na concessionária Strada Fiat, o diretor Humberto Pentagna Guimarães confirmou que alguns modelos quase não existem em estoque, como o Punto T-Jet e o Grand Siena Tetrafuel. Porém, esses modelos são muito específicos e não têm grande demanda. “O problema maior é com o Freemont, que é limitado por causa do acordo de importações com o México, e com o Grand Siena 1.6, cuja demanda é grande”, afirma Humberto. A Fiat informou que não há modelos em falta, mas admitiu que podem ocorrer casos pontuais de demora na entrega de versões específicas.
Na Chevrolet, a dificuldade é com o modelo Cruze Sport6. Com sorte, é possível encontrar uma ou outra unidade da versão LT prevista para entrega em 30 dias. Mas a versão LTZ só chega em 90 dias.