Uma montadora decide trabalhar na divulgação de seu novo lançamento ou até mesmo ampliar seus horizontes e aplicar seus conceitos de branding (divulgação da filosofia da marca). Como fazê-lo num século no qual o advento da internet foi preponderante para a ampliação dos meios de comunicação? Nada mais justo que se utilizar dessa poderosa ferramenta para tal e buscar o auxílio das redes sociais que inundam a world wide web (www).
Facebook, Instagram, Twitter. Esses são os principais trunfos na manga das montadoras quando se trata de publicidade. A página oficial da Fiat Brasil na rede do sr. Zuckerberg, por exemplo, conta com mais de 1 milhão e 200 mil aficionados pela tradicional marca italiana. Lá, os fãs contam com posts exaltando os veículos da montadora, dos mais antigos, como o bom e velho “refrescante” Tempra, aos mais recentes, como o belo 500 Cabrio. Além disso, a Fiat se aproveita para buscar a convergência entre suas redes, divulgando seu perfil oficial do Twitter no site criado pelo gênio de Harvard e também divulga suas peças publicitárias, como a última, de gosto bem duvidoso, mas de irrepreensível apelo popular.
Já a Volkswagen, com quase 800 mil fãs em sua página no Facebook, tem um viés mais expositivo dos seus feitos, apresentando links contendo matérias do seu site oficial. Mesmo assim, a montadora mantém a linha da Fiat em interação, mostrando seus automóveis e trazendo postagens com a descrição de concursos e dialogando diretamente com seus assinantes. Também no Twitter, a dona do carro mais vendido do país fica atrás da Fiat, que tem mais de 34 mil seguidores. A Volkswagen do Brasil tem mais de 20 mil seguidores na rede social dos 140 caracteres.
Chevrolet e Ford também apelam para o mesmo esquema publicitário nas redes sociais, mas contam com menos fãs que as rivais e até mesmo que a sul-coreana Hyundai, dona do carro que tornou-se uma referência no seu segmento: o exaltado HB20. Mesmo assim, a Ford se difere das outras concorrentes com o uso interessante do freeware Instagram, misto de aplicativo e rede social embelezador de fotos. A montadora de Michigan lançou a campanha “Fiestagram” à época do lançamento do Fiesta na Europa. O prêmio? Um novíssimo Ford Fiesta, claro. E que a batalha virtual continue.