UAI

Mitsubishi RVR será produzido sob as marcas Peugeot e Citroën

Além do novo acordo com o grupo PSA, a marca japonesa também voltou a registrar lucro

Publicidade
Foto:

O presidente da Mitsubishi, Osamu Masuko, na apresentação do RVR em Tóquio

A montadora japonesa Mitsubishi Motors, quarta maior montadora nipônica, anunciou nesta terça-feira que voltou a ter lucro no exercício 2009-2010, encerrado em março, assim como um novo projeto de cooperação com a francesa PSA Peugeot Citroën para o desenvolvimento de um modelo de utilitário esportivo.

Entre as prioridades para o próximo ano, a Mitsubishi quer intensificar as pesquisas de tecnologia ecológica e veículos de baixo consumo de energia, além de dar prosseguimento à cooperação com outros grupos. Como parte da estratégia, a Mitsubishi Motors anunciou um acordo com o grupo francês PSA Peugeot Citroën para lançar na Europa, a partir de 2012, um veículo utilitário esportivo compacto, disponível também na versão 4x4.

O Mitsubishi i MIEV também é feito paras as francesas, como Citroën C-Zero e Peugeot i-On



O modelo será baseado no RVR da montadora nipônica, que será adaptado para as marcas Peugeot e Citroën, e equipado com um motor diesel 1.6 HDi da PSA. A produção anual de 50 mil unidades por ano.

O RVR não será o primeiro Mitsubishi feito para as marcas francesas. O crossover Outlander é vendido como Citroën C-Cross e Peugeot 4007 desde 2007 e 2008, respectivamente. E o elétrico i-MIEV também assumiu as formas de Citroën C-Zero e Peugeot i-On.

Lucro

A Mitsubishi Motors fechou o ano fiscal 2009-2010 com um lucro líquido de 4,75 bilhões de ienes (50 milhões de dólares), um bom resultado na comparação com o prejuízo líquido de 54,88 bilhões de ienes do exercício anterior.

Em um comunicado, o grupo celebrou o fato de ter "alcançado a meta de voltar a ter lucro líquido". O grupo vendeu 960 mil automóveis em todo o mundo em 2009-2010, 10% a menos que no período anterior. As vendas permaneceram estáveis no Japão e subiram levemente no restante da Ásia, mas desabaram 36% nos Estados Unidos e 38% na Europa.