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Mitsubishi lança Pajero TR4 Flex remodelado

Utilitário esportivo compacto chega com estilo mais moderno e rendimento superior

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Julio Cabral

Em busca da renovação da atratividade Pajero TR4, a Mitsubishi adotou mudanças de estilo que deram ao jipinho um visual parecido com os dos seus irmãos maiores. Com faróis semelhantes aos do crossover Airtrek, grade bipartida e lanternas inspiradas nas da Pajero Full, o utilitário compacto recebeu ainda toques de estilo vindos de outras marcas, como as saídas de ar nos para-lamas dianteiros como as do Land Rover Freelander II. As rodas aro 17 também são novas, com pneus 225/65 de uso misto. As modificações conseguiram dar um jeito mais robusto retirar o ar cansado do modelo, lançado originalmente como Pajero iO em 1998 e produzido pela subsidiária MMC na fábrica goiana de Catalão desde 2002.

Além da cirúrgia estética, o Pajero TR4 também esconde uma novidade sob o capô. O motor 2.0 16V Flex ganhou novos pistões e outras modificações que elevaram a sua taxa de compressão de 9,5:1 para 11:1. Com isso o rendimento passou de 131 cv com gasolina para 135 cv e de 133 cv com álcool para 140 cv. Além de potência, o propulsor ganhou também em torque, que subiu para 20/22 kgfm, respectivamente com gasolina e com álcool ? anteriormente era de 18/19 kgfm. Permanecem as duas opções de câmbio: um manual de cinco marchas e um automático de quatro velocidades.



O habitáculo, por sua vez, não sofreu reformas tão extensas. O painel de instrumentos é novo e conta com conta-giros e velocímetro com contorno metálico. Entre os mostradores há um visor que indica o tipo de tração selecionada e a marcha no modelo automático. O sistema de som da Clarion também é novo, do tipo dupla bandeja com entrada auxiliar, USB no porta-luvas e viva-voz Bluetooth. Outra novidade fica por conta dos novos revestimentos, com opção por couro perfurado nos bancos e nas portas.

Os preços do Pajero TR4 começam em R$ 65.550 pedidos pela versão básica GLS, que deve responder por 20% das vendas. A top parte de R$ 68.990 com câmbio manual e R$ 71.990 na versão automática, com um mix de vendas de 40% para cada opção. Em equipamentos a GLS deixa de for a os freios a disco na traseira, sistema ABS e airbag do passageiro, itens de segurança presentes nas versões mais caras. Todas vem com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, sistema de som e alarme com controle remoto. A Mitsubishi aposta nas mudanças para elevar as vendas do modelo de uma média de 750 unidades para 1 mil carros por mês. Uma questão estratégica, afinal, o Pajero TR4 é o principal produto da marca no Brasil e responde por 25% a 27% das vendas totais.