UAI

Mitos e verdades das duas cabeças

Carros fabricados no ano passado são mais baratos

Publicidade
Foto:

Com a virada do ano, as simpatias são realizadas, os desejos são renovados e o sonho de comprar um carro 0Km é conquistado por muitos. No mês de janeiro, os preços dos modelos de carro fabricados no ano anterior, geralmente, diminuem.

Ainda assim, existe um mito muito forte sobre os famosos carros de "duas cabeças", no casos os 2011/2012. Mas o consumidor pode e deve aproveitar essa situação para fechar um bom negócio.

O gerente geral da concessionária Carvalho e Filhos, Dimaf Lucena, afirma que as concessionárias tendem a baixar em torno de 5% os preços dos carros fabricados no ano anterior. O objetivo disso é tirar estes veículos do estoque. "Se não fizermos um desconto muito grande nos carros fabricados em 2011, nossos clientes compram um fabricado em 2012 mesmo e os anteriores ficam encalhados", conta.

O próprio destaca que a compra de um carro do ano anterior só será vantajosa se não houver modificação do modelo do automóvel de um ano para o outro e se o desconto oferecido para o carro 2011 for significante em relação ao veículo produzido em 2012.

Crisvalte Araújo é um dos consumidores que preferem comprar o carro de ano de fabricação 2012. O militar está visitando as concessionárias para trocar seu Polo 2008. "É muito melhor comprar um 2012, porque a gente já compra dentro do ano, explica.

O diretor comercial da concessionária Promac, Amadeu Alcoforado, por sua vez, é categórico, quando afirma que não há desvantagem em se comprar um carro fabricado no ano anterior. Ao contrário. "Os dois carros são de modelo 2012, então eles são exatamente iguais. O que muda é só o ano de fabricação".

Daniel Machado, gerente de vendas da Cavalcanti Primo, afirma que, na revenda, o que diminui ou amenta o preço de um carro é o seu estado de conservação e o seu modelo.

O empresário Felipe Almeida comprou um automóvel 2011/2012. "Eu prefiro. A mudança de ano é besteira. É muito melhor comprar um 0Km mais barato e do mesmo modelo", observa.

Os carros fabricados em 2012 chegam às concessionárias a partir do final deste mês.