Cheira a borracha queimada no ar a substituição dos pneus Pirelli P7 215/45 aro17 que equipavam alguns modelos Vectra (sedã e hatch) por outros da mesma marca na medida 225/45 aro 17. O tom dos diálogos é que estaria acontecendo uma espécie de recall branco, quando a empresa não anuncia a troca de um componente defeituoso, mas resolve o problema se o consumidor reclamar.
Na internet há relatos de problemas como trepidações, perda de estabilidade, trancos, bolhas e desgaste lateral. Todos os proprietários contam que procuraram uma concessionária Chevrolet e foram encaminhados a uma revenda Pirelli onde todo o jogo foi substituído, mesmo sem ter defeito aparente. Um sócio do Vectra Clube do Brasil conta que recebeu como explicação num distribuidor Pirelli em Campinas que houve um subdimensionamento do pneu em relação ao peso do carro. De acordo com o relato desses proprietários, a troca foi satisfatória.
Em contato telefônico com três revendedoras Pirelli, a reportagem foi informada pelos atendentes que não havia conhecimento de problemas com esse pneu, mas fomos orientados a levar o carro até a loja para uma avaliação pelo técnico da Pirelli. Na quarta revenda consultada, a informação dada é que a troca está sendo feita para clientes que procuram a loja com um pneu defeituoso. Como o pneu P7 215/45 aro 17 não é mais fabricado, trocam-se os quatro. Segundo o atendente, a convocação não foi feita por receio de que alguém quisesse aproveitar da situação, danificando um dos pneus (que custa quase R$ 900) para ganhar os outros três.
A Pirelli se defende dizendo que a alteração foi feita para alinhar a especificação do Vectra nacional com a do modelo europeu visando, em conjunto com a GM, aumentar o conforto ao dirigir. ?Como a medida anteriormente utilizada deixou de ser produzida no país e visando a satisfação dos seus consumidores, nos casos em que o consumidor necessite trocar algum pneu da medida substituída em seu Vectra, a Pirelli está substituindo os demais pneus do carro, tendo em vista que o veículo precisa ter todos os pneus na mesma medida?, diz a nota de esclarecimento da Pirelli.
O fabricante de pneus não quis se pronunciar sobre desde quando a troca gratuita está sendo feita, por que não tornou público o procedimento, por quanto tempo vai realizar a troca gratuitamente e nem se existem reclamação dos clientes.
De acordo com o advogado Geraldo Magela Freire, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Minas Gerais, o fato de a Pirelli substituir o produto sem convocar os proprietários não é ilegal. Porém, completa o advogado, se ficar provado que a troca foi feita por causa de algum defeito do produto, fica caracterizado um delito, segundo o artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor.
Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, explica que se ficar constatado um defeito de fabricação no pneu o responsável primeiro é o fabricante do veículo, já que foi dele que o consumidor comprou o carro. Mas, como se trata de um defeito de fabricação do componente, o responsável final pelo vício, que pode até arcar com os custos de um recall, é o fabricante do pneu, mesmo que o fabricante do carro faça a convocação dos clientes. A General Motors informou que não tem conhecimento do problema relatado, mas se o cliente desconfiar de algum defeito deve procurar uma concessionária autorizada.
A história está muito mal contada e os proprietários dos modelos Vectra estão correndo risco, pois o problema pode acontecer a qualquer momento.