O Ministério Público de Minas Gerais instaurou uma investigação para averiguar possível propaganda enganosa da Volkswagen do Brasil no início deste ano ao lançar dois Gols e dois Voyages ano/modelo 12/13. Em fevereiro, os modelos, exatamente como já eram comercializados como 12/12, passaram a ser 12/13, causando a impressão de que já se tratava de carros obviamente do ano seguinte. Só que poucos meses depois, em julho, a montadora não só promoveu a reestilização do Gol e do Voyage, que tiveram alterações de estilo e no motor 1.0 e novamente foram lançados como 12/13, como descontinuou os 12/13 colocados no mercado em fevereiro. Dor de cabeça para quem havia acabado de comprar os 12/13 “antigos” pensando estar adquirindo um produto novo e atualizado. Um sonho de carro novo que durou cinco meses.
Veja fotos dos novos Gol e Voyage
Situação como a da contadora Thânia Kely Costa de Sousa, que o caderno Vrum mostrou na edição de 26 de setembro. “Fiz um esforço para comprar esse carro porque a vendedora me disse que já era modelo 2013, pois estava até mais caro do que os outros concorrentes que olhei, que ainda eram 12/12. Foi isso que decidiu a minha compra. Só que depois descobri que meu carro já era um modelo velho”, contou Thânia, que mora em Jaboatão dos Guararapes (PE) e chegou a acionar o Procon-PE.
Queixas como a de Thânia, a reportagem publicada pelo caderno Vrum e outras reclamações que chegaram ao Procon do Ministério Público levaram o promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta a estudar o caso. “Há indícios de propaganda enganosa, pois o consumidor passa a ter dois veículos ano/modelo iguais, mas com características diferentes”, afirma. Segundo o promotor, a montadora, agora, será notificada e terá um prazo de aproximadamente 15 dias para prestar esclarecimentos sobre o assunto.
VW RESPONDE
Consultada, a VW informou que “lançou a sua linha 2013 dos modelos Gol e Voyage em fevereiro desse ano, com novos equipamentos de série e novos pacotes de opcionais. E, no final de julho, dentro da estratégia de renovação constante da linha de produtos, lançou também o Novo Gol e o Novo Voyage, que trouxeram o novo design mundial da marca e novas tecnologias e equipamentos de série.” Ainda segundo a montadora, “a mudança de modelos está relacionada à continua evolução da linha de produtos, com o objetivo de tornar os modelos mais competitivos no mercado. Os dois modelos têm entre seus principais atributos um alto valor de revenda no mercado.”
Análise da notícia: ano/modelo
Por Boris Feldman
Muitos consumidores aguardam ansiosos o lançamento do carro de “duas cabeças”, ou seja, fabricado num ano, mas como modelo do ano seguinte. E o adquirem assim que oferecido pela fábrica. Há muitos anos, o novo “ano modelo” era lançado no segundo semestre do ano anterior, mas as montadoras, na ânsia de atrair fregueses, começaram a antecipar a data do novo ano modelo. Já houve caso (Honda Fit) que o evento ocorreu em fevereiro do ano anterior.
A estratégia que implica normalmente a valorização do carro depois de usado e, ao mesmo tempo, uma forma de aumentar, naquele ano vigente, o preço sugerido do carro (tabela). Isso ocorre mesmo que o carro não tenha nenhuma alteração de estilo. No entanto, quando vai haver mudança no veículo, a exemplo da reestilização ocorrida com o Gol e o Voyage, é praxe no mercado que o ano/modelo só seja trocado no momento de lançamento do novo carro ou do modelo reestilizado. Não foi o que a VW fez. A marca começou o ano vendendo os Gols e Voyages 12/12, depois mudou a nomenclatura para 12/13 e, em julho, lançou ambos reestilizados, novamente como 12/13. O sonho de ter em 2012 um modelo 2013 durou apenas cinco meses para os milhares que compraram o “primeiro” Gol ou Voyage 2012/2013.