UAI

Mini One vendido por R$ 29,9 mil: entenda como funciona

Compras coletivas envolvendo apenas um ou três carros? Entenda como os cobiçados modelos Mini Cooper e Smart Fortwo Cabriolet estão sendo vendidos com descontos de até 57%

Publicidade
Foto:

Já o desconto de 30% dos Smarts foi uma parceria entre o ClickOn e a concessionária



Nas últimas semanas, o ClickOn (www.clickon.com.br), site de compras coletivas, conseguiu certo destaque na imprensa automotiva ao divulgar duas grande promoções. Primeiro, a venda de um Mini Cooper One, versão de entrada do cobiçado carrinho, por R$ 29.999,99, um desconto de 57% do modelo, que custa R$ 69.950. Na última semana foi anunciada a venda de três Smart Fortwo Cabriolet com desconto de 30% (de R$ 71.900 por R$ 49.900).

Apesar de ter sido amplamente divulgado, fez falta entender alguns pontos. Se o que justifica o preço atraente de uma compra coletiva é vender um grande volume, um ou três carros dariam conta do recado? Se não, quem estaria pagando essa conta? De acordo com Cláudia Woods, diretora de marketing do ClickOn, o objetivo maior dessas ofertas foi quebrar um paradigma e mostrar que tudo pode ser vendido em compras coletivas, inclusive um carro.

Segundo Cláudia, quem bancou o desconto da primeira oferta, o Mini Cooper, foi o ClickOn. Já a segunda, o Smart Fortwo, foi em conjunto com a concessionária Smart dos Jardins, da cidade de São Paulo. “Nesse quesito, o lucro ainda é um objetivo secundário. Mas acredito que chegaremos a ter ofertas de 100, 200 carros. Por enquanto, oferecemos objetos de desejo com preço de carro popular”, explica a diretora de marketing.

RETORNO

Além de mostrar que é possível vender um carro dessa forma, a empresa teve outros ganhos com as promoções. Como o link para compra dos carros seria divulgado na página da empresa no Facebook a qualquer momento, Cláudia avalia que a ação aumentou a proximidade com o público. “Esse canal de comunicação ganhou nova vida. Tanto que na segunda oferta aplicamos todo o retorno que tivemos com a primeira”, conta.

já o desconto de 30% dos Smarts foi uma parceria entre o ClickOn e a concessionária



Tanto que, segundo a diretora de marketing, sugestões como maior número de carros e melhores formas de pagamento já entraram como condição na negociação da segunda oferta. “Para participar da promoção do Mini Cooper era preciso ter limite de pelo menos R$ 30 mil no cartão de crédito. Já na do Smart, além da oferta de três unidades, a forma de pagamento podia ser negociada na própria concessionária, inclusive com financiamento pelo banco que o comprador preferisse”, afirma.

OUTRO


Mais um ganho indireto com a promoção foi divulgar as demais ofertas do site, além de aumentar o número de cadastros, o que melhora o poder de barganha com os outros parceiros. “Nosso parceiro ganha uma visibilidade absurda, tanto da marca quanto do produto. Temos 9 milhões de usuários cadastrados”, avalia Cláudia, afirmando que o ClickOn está negociando outras ofertas de carros que ainda não podem der divulgadas. O Groupon, outro site de compras coletivas, que também já vendeu um Mini One por R$ 34.975, já anunciou que vai vender mais um carro.