A Mini antecipou a revelação do seu novo conceito crossover. Batizado como Beachcomber, ou rato de praia, o modelo será exibido no Salão de Detroit, que abre as portas ao público a partir do próximo dia 11 de janeiro de 2010. O carro serve como prévia para o tão aguardado utilitário da marca, que já apareceu em setembro de 2008 como Mini Crossover no Salão de Paris. A imagem deste novo conceito enfatiza mais a imagem de um veículo voltado para o lazer. Sem portas fixas nem teto rígido, o modelo remete ao antigo jipinho Moke de 1964, baseado sobre o Mini original de 1959.
A imagem não se afasta tanto dos novos Mini. O capô é mais elevado, e os faróis tem contornos menos arredondados, mas o carro mantém o estilo familiar aos demais modelos. Os para-lamas extra-largos e os pneus de uso-misto deixam claras as pretensões aventureiras. O ponto de destaque fica por conta do amplo contato com o ambiente exterior, proporcionado pelo batente baixo da linha de cintura, que fica quase ao mesmo nível dos quatro assentos individuais. A tração é integral, uma garantia de que o carrinho conseguirá levar o seu proprietário à aventuras fora-de-estrada, ainda que leves.
Veja mais fotos do Mini Beachcomber!
O porta-malas, com portas de abertura dividida, pode transportar objetos grandes, como uma prancha de surfe. Para tal basta retirar a porta do lado direito e rebater os bancos, todos ajustáveis longitudinalmente e removíveis. No lado esquerdo uma portinhola se faz de dublê de tampa e suporte de um baú para objetos, que por sua vez imita um estepe coberto os pneus são do tipo que rodam mesmo com furos, run flat. Um compartimento perfeito para toalhas de praia, entre outras coisas.
No lugar de um teto convencional, o Mini Beachcomber possui uma estrutura interligada de tubos, que trazem a inscrição Mini em grandes letras vistas de cima. Caso o tempo feche, é possível colocar uma capota de lona que integra também as portas laterais e o vidro traseiro, com a visibilidade garantida por janelas de plástico. Mas é possível substituir esses elementos por outros, em plástico leve.
O lançamento oficial do novo carro está previsto para o segundo semestre de 2010. Será o quarto modelo da linha Mini, que inclui o original em versão hatch e conversível, o coupé e o roadster. Em julho passado a BMW, dona da marca, registrou a denominação Countryman, ou homem do campo, o provável nome de batismo do crossover.