Já está chegando às concessionárias da Fiat de todo Brasil a linha 2009 do Mille, mais conhecido como Uno, que tem como grande novidade as alterações do motor 1.0 (agora chamado de Economy Fire Flex), que deixaram o carro 10% mais econômico em relação ao modelo anterior - de acordo com a marca. Com as mudanças mecânicas, o compacto passa a atender os níveis de emissões de poluentes que entrarão em vigor no Brasil em 2009 (Fase V Proconve). Disponível nas versões Fire Economy e Way Economy, ambas com duas ou quatro portas, o Mille 2009 tem preço inicial sugerido de R$ 23.240. Veja mais fotos do Mille 2009!
A motorização 1.0 continua com os mesmos 65 cv de potência com gasolina e 66 cv com álcool. O torque também não mudou: 9,1 mkgf com o combustível fóssil e 9,2 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar. Porém, o propulsor recebeu uma série de alterações para melhorar a média de consumo e a emissões de poluentes. O Mille teve ainda sua quinta marcha alongada (somente para a versão Fire Economy), suspensão dianteira com nova configuração em sua geometria, pneus de baixa resistência ao rolamento e o uso de um novo óleo (5W30 Low Friction).
O que você achou do Mille 2009? Clique aqui e comente!
Debaixo do capô
Para ser chamado de Economy, o motor Fire 1.0 Flex recebeu nova central eletrônica, novo coletor de escapamento tubular com a fluidodinâmica otimizada e catalisador com maior volume e capacidade de impregnação de metais nobres. O mecanismo de comando de válvulas também passou por uma completa revisão. Sua massa tota foil reduzida em cerca de 27% utilizando tuchos, pastilhas de regulagem, pratos de mola e válvulas mais leves.
Outro ponto diz respeito à redução do peso das bielas, que ficaram 30% mais leves com a utilização de um modelo de biela forjada e fraturada. Já reduzir o volume de combustível injetado na partida do motor foi mais uma providência tomada para minimizar consumo e emissões. A marcha lenta passou de 850 para 750 rpm. Para completar as alterações mecânicas, foram otimizados os mapas de mistura para o consumo e o controle da sonda lambda para as emissões.
Motor 1.0 Economy Fire Flex | |
0 a 100 (km/h) | 151 (g) / 153 (a) |
Velocidade máxima (km/h) | 15,1 (g) / 14,7 (a) |
Consumo urbano (km/l) | 15,6 (g) / 11,1 (a) |
Consumo estrada (km/l) | 22 (g) / 15,6 (a) |
Mudanças no estilo
Externamente, o novo Mille Fire Economy recebeu nova grade na cor cinza com frisos cromados, calotas, rodas de liga leve com aro de 13 polegadas de diâmetro (opcionais), lanternas traseiras fumê e a nova logo Fiat em vermelho - na dianteira, traseira, volante, chave e calotas. Outra novidade encontra-se nos pára-choques, que agora são na mesma cor da carroceria. Internamente, o painel central de instrumentos recebeu nova cor e foi adotada uma padronagem diferenciada para o tecido da forração de bancos e painéis de portas. Além disso, o modelo tem um "econômetro" no painel - um indicador de consumo instantâneo que ensina ao motorista a forma mais econômica de dirigir.
Já o Mille Way Economy recebeu nova grade, nova padronagem de tecido, pára-choques e molduras de pára-lamas injetados na cor Cinza, faixas laterais que identificam a versão e as novas siglas Economy e Mille Way - na parte traseira. A versão Way traz, ainda, suspensões mais altas e pneus de perfil série 70 (175/70 R 13).
Versão | Portas | Preço (R$) |
Mille Fire Economy | 2p | 23.240 |
Mille Fire Economy | 4p | 24.970 |
Mille Way Economy | 2p | 23.740 |
Mille Way Economy | 4p | 25.470 |
Equipamentos
Os principais itens de série das versões Fire Economy e Way Economy são banco traseiro rebatível, econômetro, Fiat code, trava elétrica e vidros climatizados verdes. Entre os opcionais, destaque para ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador com ar quente e o 'kit concept' (composto por bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, apoio de cabeça posterior com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos com regulagem interna, além de limpador de vidro traseiro). O Fiat Uno Mille Economy vem com garantia geral de um ano sem limite de quilometragem.