UAI

MG Icon - Misturando estilos

Conceito apresentado pela clássica marca inglesa no Salão de Pequim faz referência a esportivos do passado e leva prêmio de melhor, desbancando fortes concorrentes

Publicidade
Foto:

A maioria das grandes marcas de automóveis já se rendeu à tentação dos SUVs, segmento que agrada aos consumidores de todo o mundo. A clássica marca inglesa Morris Garages, ou simplesmente MG, parece que também não quer ficar fora da turma e apresentou no Salão de Pequim, que terminou dia 2, um conceito que seria o projeto de seu primeiro utilitário-esportivo. Trata-se do imponente MG Icon, modelo compacto de duas portas que deverá ser produzido em série para fazer frente aos concorrentes Nissan Juke e Mini Countryman.

O desenho do MG Icon é uma demonstração explícita da liberdade criativa dos designers da marca. Para projetar o modelo, eles buscaram referências no passado, sem deixar de lado a modernidade e praticidade futurista. Com estilo aventureiro e formas robustas, o SUV de duas portas tem detalhes que lembram dois esportivos da marca: o MGA e o MGB GT. A frente alongada com os faróis ovais recuados em relação ao bico do capô proporcionam aspecto aerodinâmico. As laterais têm formas musculosas, marcadas principalmente pelos para-lamas traseiros salientes. Já as lanternas traseiras nas extremidades da carroceria são uma clara inspiração no MGB GT, clássico esportivo dos anos 1960.

Por dentro, algumas referências do passado, como os instrumentos redondos no painel e o volante de três raios, se misturam às soluções modernas. Os quatro bancos individuais são do tipo concha, sendo que os traseiros podem ser totalmente escamoteados no assoalho, criando uma versátil e ampla área para bagagem. A capota rígida pode ser removida, transformando o SUV em um conversível estiloso.

A Morris Garage não divulgou as medidas nem detalhes técnicos do Icon, mas sabe-se que o conceito compartilha a plataforma do hatch MG3 e se realmente entrar na linha de produção poderá ser equipado com motor quatro cilindros 1.5 turbo de 136cv de potência. O fabricante já teve provas de que o modelo tem tudo para vir a ser um grande sucesso, pois no Salão de Pequim desbancou concorrentes de peso como Lamborghini Urus e Mercedes-Benz Concept Style Coupé e levou o prêmio o melhor conceito da mostra. Tudo pelo visual.

Lanternas traseiras foram inspiradas no MGB GT, dos anos 1960