UAI

Meriva 2009 - Novo gás para a família

Monovolume ganha opção de motor 1.4 Econo.Flex, novas configurações 1.8 com transmissão automatizada Easytronic e alterações no visual e no interior

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Dianteira tem nova grade, com a "gravata" dourada no centro

O Chevrolet Meriva 2009 chega ao mercado brasileiro em setembro com novidades. Além das pequenas mudanças no visual externo e interior com novo acabamento, o modelo ganhou novas configurações e a opção do motor 1.4 Econo.Flex, que foi lançado com o Prisma e também equipa o Corsa e a Montana. Com as mudanças, a expectativa da marca é aumentar a participação do Meriva no segmento dos monovolumes médios de 26% para 30%. "O mix de vendas do Chevrolet Meriva será 70% da versão 1.4 litro Econo.Flex e 30% da 1.8 litro Flexpower", afirmou Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil.

Veja mais fotos do Chevrolet Meriva!

Em 2008, o Honda Fit é o líder da categoria com 29.798 unidades comercializadas de janeiro a agosto, seguido pelo Fiat Idea, com 19.975. O modelo da Chevrolet é o terceiro, com 16.827 unidades, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Entre os dois melhores colocados, o veículo japonês vai virar praticamente um novo carro a partir de novembro. Já o italiano mudou pouco para a linha 2009. Sua principal novidade foi a adoção do bloqueio eletrônico de diferencial Locker na versão Adventure.



A grande novidade da linha 2009 do Meriva é o motor 1.4 Econo.Flex, disponível nas versões de acabamento Joy e Maxx, com câmbio manual de cinco marchas. Ele desenvolve potência de 105 cv a 6.000 rpm, com álcool (torque de 13,4 kgfm a 2.800 rpm), e 99 cv a 6.000 rpm (torque de 13,2 kgfm a 2.800 rpm), quando abastecido com gasolina. Segundo a fábrica, o modelo alcança a velocidade máxima de 173 km/h (álcool) e 165 km/h (gasolina), e acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 s (a) e 13,9 s (g).

O que você achou do Meriva 2009? CLIQUE AQUI e COMENTE!

Na traseira, as lanternas têm lentes escurecidas, barra cromada abaixo da tampa do porta-malas e nova posição dos emblemas. Já o motor 1.8 está disponível apenas com câmbio Easytronic


1.8, só automatizado
Já o motor 1.8 Flexpower está disponível apenas com o câmbio manual automatizado Easytronic e em três acabamentos: Premium, SS e o novo Expression, versão de entrada da linha 1.8. A "esportiva" SS tem faróis com acabamento diferenciado, rodas de desenho inédito, lanternas fumê, além de duas faixas de acabamento na cor prata que acompanham as laterais do pára-brisas, os espelhos retrovisores e as maçanetas externas. O painel de instrumentos é exclusivo e os bancos agora possuem tecidos na cor cinza.

A motorização 1.8 proporciona uma potência de 114 cv com álcool e 112 cv com gasolina, ambas alcançadas a 5.600 rpm. O torque máximo líquido do motor é de 17,7 kgfm a 2.800 rpm, com qualquer um dos combustíveis. De acordo com a GM, o Meriva 1.8 Easytronic atinge 182 km/h com álcool ou gasolina de velocidade máxima. Com o derivado da cana-de-açúcar, o modelo precisa de 12,4 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h. Com o combustível fóssil, o tempo gasto é de 12,5 s.

A transmissão automatizada elimina o pedal de embreagem e o consumidor escolhe entre dois tipos de condução: manual ou automatizado. No modo manual, o motorista pode utilizar a alavanca para a troca das marchas seqüencialmente. Já no modo automatizado, um "cérebro" atua na embreagem e graças a sensores de velocidade e rotação do motor, escolhe o melhor para a troca das marchas.

Meriva Motor Câmbio Preço (R$)
Joy 1.4 Manual 45.790
Maxx 1.4 Manual 47.790
Expression 1.8 Easytronic 48.240
Premium 1.8 Easytronic 50.740
SS 1.8 Easytronic 51.840

Visual 2009
Na parte visual, o Meriva tem nova grade frontal, com a "gravata" dourada no centro. Na traseira, as lanternas têm lentes escurecidas, barra cromada abaixo da tampa do porta-malas e nova posição dos emblemas que identificam as motorizações e versões "1.4 Econo.Flex" e "1.8 Easytronic", além da "gravata" dourada da Chevrolet ao centro da tampa. As versões Maxx e Premium também ganharam rodas de alumínio com novo desenho, enquanto as calotas das versões Joy e Expression receberam nova pintura na cor prata. Já o interior do Meriva 2009 ganhou novos grafismos no painel de instrumentos e novos tecidos dos bancos.

O Chevrolet Meriva pode ser equipado com até 30 porta-objetos (versão Premium), além de possuir diversos itens de série desde sua versão de entrada, tais como ar-condicionado de série, vidros e trava das portas com acionamento elétrico, aviso sonoro dos faróis ligados, "Welcome Light" (acendimento automático do painel no destravamento das portas), destravamento automático das portas ao retirar a chave do contato e mostrador digital (hora, temperatura e calendário) no painel. O modelo possui ainda diversos itens de segurança importantes. Alguns exemplos são: faróis com desligamento automático (eles permanecem ligados durante 30 s após o fechamento das portas), alarme Keyless Entry System, vidros anti-esmagamento, travamento automático das portas com o veículo em movimento, além da opção de airbags frontais duplo e freios com sistema anti-blocante ABS.

Entre os acessórios disponíveis para a linha 2009 do Meriva destaca-se o CD Player 8706, com Bluetooth integrado, que permite receber ligações e ver quem está ligando no visor do aparelho. O usuário ainda pode ouvir as músicas armazenadas no telefone celular e ainda navegar entre faixas e cantores pelo próprio equipamento. Ele conta também com entrada para dispositivo USB, entrada auxiliar P2 (com cabo incluído) e faz leitura de CD e CD-RW.