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Mercedez-Benz ML 320 CDI - Sem reduzida, mas firme na lama

Governo derrapa nas quatro rodas e permite que montadora alemã comercialize no Brasil versão do utilitário-esportivo equipada com motor diesel, sem atender exigências da lei

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Jipão de luxo não passa aperto em terrenos com pouca aderência e pisos irregulares, apesar de não ter os pneus apropriados

Enio Greco (*) - De Campinas (SP) - Se você é daqueles que ainda pensam que um autêntico veículo 4x4 precisa ter alavancas para acionar tração nas quatro rodas, reduzida e bloqueio de diferencial, além de um barulhento motor a diesel, está na hora de rever os seus conceitos. Os modelos com aptidão para o fora-de-estrada estão cada vez mais sofisticados, carregados de tecnologia e muito mais confortáveis. Um exemplo é o Mercedes-Benz ML 320 CDI, utilitário-esportivo de luxo, equipado com moderno motor a diesel e muita tecnologia, que acaba de chegar às revendas da marca em todo o Brasil. O problema é que, para ser comercializado com essa motorização, o modelo deveria ser equipado com caixa de mudança múltipla e redutor, e não é.



A primeira geração do Mercedes-Benz Classe M foi lançada em 1997, sendo vendidas 612 mil unidades em todo o mundo. Em 2005, a montadora alemã apresentou a segunda geração do modelo, da qual até maio foram comercializadas cerca de 300 mil unidades, sendo 50% equipadas com motor V6 diesel. A Mercedes-Benz disponibiliza agora no mercado brasileiro o modelo ML 320 CDI, que tem como destaque o eficiente conjunto mecânico, formado pelo moderno motor V6 diesel de 2.987 cm³, que desenvolve 224 cv de potência e 52 kgfm de torque, e a transmissão automática 7G-Tronic. Para receber o diesel brasileiro, com alto índice de enxofre, o propulsor teve de ser adaptado: retiraram o filtro particulado, trocaram o catalisador e usaram um separador de água.

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O jipão de luxo da Mercedes conta com o moderno sistema 4ETS, que detecta a baixa aderência em uma das rodas, bloqueando-a e transferindo o torque para as demais. É equipado ainda com o sistema de regulagem de velocidade em descidas íngremes (DSR), assistência de arrancada e sistema ABS off-road.

Apesar dos pneus inadequados para o fora-de-estrada, o Mercedes-Benz ML 320 CDI mostrou total eficiência em uma trilha preparada pela equipe técnica da montadora em Campinas. Com o bom torque do motor, o utilitário-esportivo enfrentou com facilidade pisos irregulares e com lama, encarando subidas íngremes e declives acentuados, sem apresentar problemas de torção da carroceria. Em descida de morro, basta apertar a tecla DSR no painel e ajustar a velocidade para 4 km/h em uma pequena alavanca na coluna de direção. Depois é só tirar o pé do pedal de freio e deixar o jipão descer, com toda a segurança. As suspensões garantem conforto mesmo quando sobre pisos irregulares.

Interior tem acabamento sofisticado e itens de conforto e segurança, além de amplo espaço


No asfalto, o ML 320 CDI trafega de forma suave. Nem parece que está equipado com motor diesel, de tão silencioso. Basta pisar no acelerador para obter a resposta imediata. O câmbio automático de sete velocidades permite trocas pela alavanca ou botões no volante. O modelo conta ainda com o sistema Pre-Safe, que prepara o carro e seus ocupantes para uma possível colisão, tensionando os cintos de segurança e reposicionando os bancos dianteiros. Há também o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), que conta com sensores que identificam manobras de direção perigosa.

Além de toda a parafernália eletrônica, o ML 320 CDI chama a atenção pelo amplo espaço interno, luxuoso acabamento, extensa lista de equipamentos de série e boa capacidade para carga. Entre os itens de segurança, vale citar também airbags dianteiros de duplo estágio, sidebags, windowbags e sistema de iluminação ativa (facho dos faróis segue o movimento prescrito pela direção). O modelo é vendido por R$ 289.900, mesmo preço do ML 350 a gasolina, que certamente vai perder mercado.

Vista grossa
O Mercedes-Benz ML 320 CDI é o primeiro utilitário-esportivo de luxo equipado com motor diesel comercializado no Brasil. Ele chega para brigar com BMW X5, Audi Q7, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg, todos disponíveis apenas com motorização a gasolina no mercado brasileiro. A montadora informa que conseguiu a homologação do modelo com motor diesel porque o mesmo atende as exigências da lei, que o classifica como jipe, com tração nas quatro rodas e reduzida. Mas, na verdade, o luxuoso ML 320 CDI não conta com a caixa de redução, comprovando que o governo fez vista grossa para homologar o jipão. De acordo com a Portaria 23/94 do extinto Departamento Nacional de Combustível (DNC), para ser movido a diesel, o veículo tem que ter capacidade de carga superior a uma tonelada, tração 4x4, caixa de mudança múltipla e redutor. O ML 320 não atende a essas exigências.

Ficha técnica

Características
Motor
Tipo Seis cilindros em V, 3.0 com turbo e injeção direta tipo common-rail
Posição Dianteiro
Cilindrada (cm3) 2.987
Válvulas 24
Diâmetro/Curso (mm) 83 x 92
Taxa de compressão 17,7
Potência (cv/rpm) 224 a 3.800
Torque (mkgf/rpm) 52 de 1.600 a 2.800
Combustível Diesel
Transmissão
Câmbio automático de sete marchas 7G-TRONIC, com trocas sequenciais; tração permanente nas quatro rodas
Relações das marchas
1ª marcha 4,377
2ª marcha 2,859
3ª marcha 1,921
4ª marcha 1,368
5ª marcha 1,000
6ª marcha 0,820
7ª marcha 0,728
3,416
Diferencial 3,450
Suspensão
Dianteira Independente, com braços duplos, anti-dive, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora
Traseira Independente, four-link, anti-dive, anti-squat, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica e controle eletrônico
Freios
Dianteiros Discos ventilados, com ABS e sistema de distribuição de frenagem, ESP e 4ETS
Traseiros Discos ventilados, com ABS e sistema de distribuição de frenagem, ESP e 4ETS
Rodas/Pneus
Em liga leve, 8 x 19 polegadas/ 255/50 R19
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 4,78
Largura (m) 1,91
Altura (m) 1,81
Entre-eixos (m) 2,91
Porta-Malas (l) 500 (a 2.050)
Tanque de Combustível (l) 95 (13 reserva)
Peso em ordem de marcha (kg) 2.185
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 8,6
Velocidade máxima (km/h) 215
Consumo
Média misto cidade/estrada (km/l) 10,64
Fonte: Fabricante