Enio Greco (*) - De Campinas (SP) - Se você é daqueles que ainda pensam que um autêntico veículo 4x4 precisa ter alavancas para acionar tração nas quatro rodas, reduzida e bloqueio de diferencial, além de um barulhento motor a diesel, está na hora de rever os seus conceitos. Os modelos com aptidão para o fora-de-estrada estão cada vez mais sofisticados, carregados de tecnologia e muito mais confortáveis. Um exemplo é o Mercedes-Benz ML 320 CDI, utilitário-esportivo de luxo, equipado com moderno motor a diesel e muita tecnologia, que acaba de chegar às revendas da marca em todo o Brasil. O problema é que, para ser comercializado com essa motorização, o modelo deveria ser equipado com caixa de mudança múltipla e redutor, e não é.
A primeira geração do Mercedes-Benz Classe M foi lançada em 1997, sendo vendidas 612 mil unidades em todo o mundo. Em 2005, a montadora alemã apresentou a segunda geração do modelo, da qual até maio foram comercializadas cerca de 300 mil unidades, sendo 50% equipadas com motor V6 diesel. A Mercedes-Benz disponibiliza agora no mercado brasileiro o modelo ML 320 CDI, que tem como destaque o eficiente conjunto mecânico, formado pelo moderno motor V6 diesel de 2.987 cm³, que desenvolve 224 cv de potência e 52 kgfm de torque, e a transmissão automática 7G-Tronic. Para receber o diesel brasileiro, com alto índice de enxofre, o propulsor teve de ser adaptado: retiraram o filtro particulado, trocaram o catalisador e usaram um separador de água. Veja mais fotos do Mercedes ML 320 CDI!
O jipão de luxo da Mercedes conta com o moderno sistema 4ETS, que detecta a baixa aderência em uma das rodas, bloqueando-a e transferindo o torque para as demais. É equipado ainda com o sistema de regulagem de velocidade em descidas íngremes (DSR), assistência de arrancada e sistema ABS off-road.
Apesar dos pneus inadequados para o fora-de-estrada, o Mercedes-Benz ML 320 CDI mostrou total eficiência em uma trilha preparada pela equipe técnica da montadora em Campinas. Com o bom torque do motor, o utilitário-esportivo enfrentou com facilidade pisos irregulares e com lama, encarando subidas íngremes e declives acentuados, sem apresentar problemas de torção da carroceria. Em descida de morro, basta apertar a tecla DSR no painel e ajustar a velocidade para 4 km/h em uma pequena alavanca na coluna de direção. Depois é só tirar o pé do pedal de freio e deixar o jipão descer, com toda a segurança. As suspensões garantem conforto mesmo quando sobre pisos irregulares.
No asfalto, o ML 320 CDI trafega de forma suave. Nem parece que está equipado com motor diesel, de tão silencioso. Basta pisar no acelerador para obter a resposta imediata. O câmbio automático de sete velocidades permite trocas pela alavanca ou botões no volante. O modelo conta ainda com o sistema Pre-Safe, que prepara o carro e seus ocupantes para uma possível colisão, tensionando os cintos de segurança e reposicionando os bancos dianteiros. Há também o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), que conta com sensores que identificam manobras de direção perigosa.
Além de toda a parafernália eletrônica, o ML 320 CDI chama a atenção pelo amplo espaço interno, luxuoso acabamento, extensa lista de equipamentos de série e boa capacidade para carga. Entre os itens de segurança, vale citar também airbags dianteiros de duplo estágio, sidebags, windowbags e sistema de iluminação ativa (facho dos faróis segue o movimento prescrito pela direção). O modelo é vendido por R$ 289.900, mesmo preço do ML 350 a gasolina, que certamente vai perder mercado.
Vista grossa
O Mercedes-Benz ML 320 CDI é o primeiro utilitário-esportivo de luxo equipado com motor diesel comercializado no Brasil. Ele chega para brigar com BMW X5, Audi Q7, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg, todos disponíveis apenas com motorização a gasolina no mercado brasileiro. A montadora informa que conseguiu a homologação do modelo com motor diesel porque o mesmo atende as exigências da lei, que o classifica como jipe, com tração nas quatro rodas e reduzida. Mas, na verdade, o luxuoso ML 320 CDI não conta com a caixa de redução, comprovando que o governo fez vista grossa para homologar o jipão. De acordo com a Portaria 23/94 do extinto Departamento Nacional de Combustível (DNC), para ser movido a diesel, o veículo tem que ter capacidade de carga superior a uma tonelada, tração 4x4, caixa de mudança múltipla e redutor. O ML 320 não atende a essas exigências.
Ficha técnica
Características | |
Motor | |
Tipo | Seis cilindros em V, 3.0 com turbo e injeção direta tipo common-rail |
Posição | Dianteiro |
Cilindrada (cm3) | 2.987 |
Válvulas | 24 |
Diâmetro/Curso (mm) | 83 x 92 |
Taxa de compressão | 17,7 |
Potência (cv/rpm) | 224 a 3.800 |
Torque (mkgf/rpm) | 52 de 1.600 a 2.800 |
Combustível | Diesel |
Transmissão | |
Câmbio automático de sete marchas 7G-TRONIC, com trocas sequenciais; tração permanente nas quatro rodas | |
Relações das marchas | |
1ª marcha | 4,377 |
2ª marcha | 2,859 |
3ª marcha | 1,921 |
4ª marcha | 1,368 |
5ª marcha | 1,000 |
6ª marcha | 0,820 |
7ª marcha | 0,728 |
Ré | 3,416 |
Diferencial | 3,450 |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, com braços duplos, anti-dive, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, four-link, anti-dive, anti-squat, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora |
Direção | |
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica e controle eletrônico | |
Freios | |
Dianteiros | Discos ventilados, com ABS e sistema de distribuição de frenagem, ESP e 4ETS |
Traseiros | Discos ventilados, com ABS e sistema de distribuição de frenagem, ESP e 4ETS |
Rodas/Pneus | |
Em liga leve, 8 x 19 polegadas/ 255/50 R19 | |
Dimensões e Capacidades | |
Comprimento (m) | 4,78 |
Largura (m) | 1,91 |
Altura (m) | 1,81 |
Entre-eixos (m) | 2,91 |
Porta-Malas (l) | 500 (a 2.050) |
Tanque de Combustível (l) | 95 (13 reserva) |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.185 |
Desempenho | |
0 a 100 km/h (s) | 8,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 215 |
Consumo | |
Média misto cidade/estrada (km/l) | 10,64 |