Os importadores já começaram a se mexer para não saírem no prejuízo com as mudanças no IPI para modelos trazidos de fora do bloco Mercosul ou México. A solução para alguns tem sido a reformulação na gama de produtos oferecidos. A Peugeot-Citroën, por exemplo, decidiu simplificar a oferta de algumas versões. O mesmo caminho já confirmado pela Mercedes-Benz. A marca das três estrelas mudou o posicionamento do roadster SLK. Lançada em 2011, a terceira geração chegou nas versões SLK 200 e SLK 350, por R$ 202 mil e R$ 252 mil, respectivamente. Como o preço iria subir inevitavelmente, o caminho passa por oferecer uma versão básica mais incrementada - para justificar o reposicionamento - e eliminar uma mais cara que, se já não respondia por muitas vendas, vai passar a ter menos saída com o encarecimento. Ambas serão substituídas pela nova versão 250, ainda sem preço definido, mas cujo lançamento oficial será realizado na próxima terça-feira, dia 03 de abril.
Sai o seis cilindros do antigo top de linha e entra uma versão mais feroz do quatro cilindros 1.8 que já equipava o SLK 200, só que com 204cv (20cv a mais que os 184cv de antes) e 31,6kgfm de torque, regidos por um câmbio automático de sete marchas. Bem distante dos 306cv gerados pelo V6 3.5 da antiga SLK 350 mas, ainda assim, o suficiente para ir aos 100km/h em apenas 6,5 segundos e chegar à velocidade máxima de 250km/h, limitados eletronicamente.