UAI

Mercedes-Benz Unimog - Topa tudo faz 60 anos

Caminhão fora de estrada faz aniversário e ganha conceito comemorativo, além de um brinquedo da Lego. Modelo foi desenvolvido para transpor todos os caminhos

Publicidade
Foto:

Conceito tem cor inspirada em secreção tóxica de sapo e presta homenagem ao original na ausência de capota sobre cabine

 

Desde o surgimento desse caminhão, em 1951, a Mercedes-Benz enfatizou que o seu negócio não era tamanho ou capacidade de carga. Nasceu, como a marca define sem sombra de falsa humildade, “como a supremacia absoluta no off-road”, uma máquina de origem militar que encarasse qualquer parada. Nem carga pesada deveria levar: o objetivo era ter um caminhão capaz de ir até o local de operação e atuar em missões variadas, que poderia ser abrir uma estrada, retirar neve de um caminho interrompido ou atuar como gerador estacionário. A fama de durão foi comprovada nesses 60 anos, comemorados na última segunda-feira na fábrica de Wörth, na Alemanha, na qual o caminhãozinho foi homenageado com um conceito especial. E ganhou até brinquedo de presente, uma miniatura feita especialmente pela Lego.

Versão da Lego tem mais de duas mil peças e 50 centímetros



O nome Unimog é a aglutinação das palavras Universal-Motor-Gerät (ferramenta motorizada universal em alemão), seguindo o exemplo das denominações sem frescuras dos veículos que nasceram para a vida na caserna. O conceito segue as linhas do primeiro Unimog, até na ausência de capota sobre a cabine avançada. A cor verde é outra inspiração do original. O tom fluorescente foi inspirado nas secreções tóxicas de um sapo utilizadas por nativos para embeber a ponta de suas flechas e envenenar as presas. A inspiração é justificada pela natureza anfíbia de ambas criaturas, o Unimog e o sapo.

TREINADO O conceito Unimog é baseado sobre o chassi do U5000, a maior das versões produzidas atualmente, que incluem também o menor U20, que tem apenas 2,70 metros de comprimento, diminuindo o risco de encalhar em obstáculos. O Unimog escala obstáculos de até 50 centímetros graças à grande capacidade de articulação da suspensão, que pode se inclinar em até 30°, e aos eixos elevados. Riachos de até 1,20m de profundidade não metem medo. A tração, como não poderia deixar de ser, é integral e conta com bloqueio do diferencial nos dois eixos. São tantas credenciais, que o Unimog parece até ser capaz de subir paredes. E não é que pode! Tecnicamente pode escalar inclinações de até 100%. Se o terreno sob os pneus mudar, é possível inflar ou esvaziar os pneus ao toque de um comando.

Eixos elevados facilitam transposição de obstáculos altos



Sessentão, o veterano também foi homenageado de maneira mais singela pela Lego. A famosa fabricante de brinquedos dinamarquesa apresentou uma nova recriação do Unimog feita para a série Technic. Essas miniaturas lançadas em 1977 deixam de lado a simplicidade dos bloquinhos de encaixe e adicionam articulações complexas e uma dose insuspeita de tecnologia. É o caso do guindaste elétrico instalado na parte traseira da réplica do Unimog, que se afasta da classificação de simples brinquedo no tamanho, de quase meio metro, e na complexidade, de 2.048 peças.

Primeiro Unimog surgiu como projeto da Boehringer em 1947