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Mercedes-Benz SLS AMG em versão de pista

O Asa de Gaivota ganhou uma configuração para competir na categoria GT3 da FIA

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A Mercedes-Benz vai aproveitar o lançamento oficial do SLS AMG no dia 27 de março no México para apresentar uma variante de pista do Asa de Gaivota. Criada especialmente para a categoria GT3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o modelo vai ser utilizado por clientes que precisam de um bólido para corridas e eventos de longa duração. De certa forma é um retorno ao ponto em que tudo começou. O 300 SL de 1952 - o primeiro Asa de Gaivota - era um modelo de pista que foi consagrado com o primeiro e segundo lugar da Carrera Panamericana daquele ano - daí o México ter sido escolhido como local de lançamento.

Em relação ao SLS AMG de série, o GT3 é ainda mais baixo e largo, o que o caracteriza como um potente modelo de pista. Além dos para-lamas mais abaulados, o carro se destaca pelo vistoso spoiler frontal que faz conjunto com um longo capô com uma depressão para a saída de ar. O conjunto aerodinâmico é completado por saias laterais com entradas para a ventilação dos freios, cujas saídas se dão por aberturas afiladas no para-choque traseiro, que conta ainda com um vistoso extrator de ar. Um aerofólio e o fundo completamente recoberto reforçam o downforce exigido nos circuitos. Outra exigência das corridas foi a colocação de duas entradas de combustível no pilar esquerdo da coluna traseira.

De acordo com a marca, a Fia irá determinar o rendimento máximo do vigoroso motor V8 6.3 em posição central dianteira. Na versão de série, o bloco com lubrificação a cáter seco rende 517 cv de potência, que levam o cupê de zero a 100 km/h em míseros 3,8 segundos, com uma velocidade máxima de 317 km/h. Os rivais Porsche 911 GT3 e BMW Z4 GT3 contam com 480 cv. O câmbio de dupla embreagem e sete marchas deu lugar a outro semi-automático com seis velocidades (também posicionado no eixo traseiro) que trabalha associado a um diferencial autoblocante.

As suspensões são compostas por um sistema de duplos braços triangulares (double-wishbone) feitos em alumínio forjado, mais resistente e leve do que o fundido. Como é de praxe em veículos de competição, o conjunto é completamente ajustável, da altura da suspensão, calibragem das molas e amortecedores e cambagem, entre outros. A direção ganhou uma relação mais curta, com assistência calibrada para endurecer de acordo com o aumento de velocidade. As rodas de cubo rápido da própria AMG são feitas em material composto, tal como os freios, cujos discos ventilados são assistidos por um ABS especial de corrida.

Veja mais fotos do Mercedes-Benz SLS AMG GT3!

Por dentro, o ambiente evoca as pistas não apenas no estilo, mas também no despojamento puramente funcional. Uma gaiola de proteção serve de anjo da guarda e incremente a rigidez da estrutura em alumínio. Os bancos em forma de concha contam com cintos de segurança de seis pontos e sistema HANS (Head and Neck Support, um suporte que fixa bem a cabeça e o pescoço do piloto para maior segurança).

Atrás, um avantajado aerofólio faz o papel de asa invertida e gruda o SLS na pista



O volante estilizado com a base achatada dá lugar a uma peça sem a parte superior, para melhorar a visão ao visor em LCD no qual são dispostas informações como velocidade, rotação do motor, temperaturas, tempo de cada volta e marcha selecionada. No console central estão dispostos outros controles, como o botão de partida do propulsor, de ajuste do controle de tração e também do balanço do freio. Ainda há uma alavanca para a seleção da marcha a ré ou para ativar o sistema de extintor de incêndios. Porque nem toda a aventura acaba bem.

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