A Classe está cada vez mais unida. A Mercedes-Benz revelou a versão Cabriolet do Classe E, a única configuração que faltava após a apresentação do sedã, do coupé e da station wagon. O novo conversível para quatro pessoas manteve a clássica capota em tecido que caracterizava o seu antecessor, o CLK, baseado sobre o Classe C. A linha de médios-grandes não contava com um cabriolet desde 1997, quando cessou a produção do modelo baseado na geração anterior a dos faróis redondos.
A capota não deve nada aos tetos rígidos retráteis e pode ser recolhida ou colocada em apenas 20 segundos em velocidades de até 40 km/h. As múltiplas camadas de isolamento térmico e de ruído ? com 2,28 centímetros ? permitem que o motorista fale normalmente no viva-voz em velocidades superiores a 200 km/h, de acordo com a Mercedes ? não que isso seja recomendável. Para completar o vigia traseiro é em vidro com desembaçador.
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Segundo a marca alemã, o modelo pode ser utilizado com conforto mesmo nas estações do outono e inverno europeus. Méritos do ?Airscarf? ? opcional ?, sistema de aquecimento introduzido na segunda geração do SLK em 2004 que utiliza saídas de ar nos bancos para emular um verdadeiro ?cachecol? e o novo ?Aircap?. Esse dispositivo é composto por dois defletores: um principal instalado no topo do para-brisa dianteiro complementado por outro entre os encostos dos bancos traseiros, capazes de diminuir a turbulência no interior do veículo ao toque de um botão.
O ?Aircap? pode ser acionado em velocidades de até 160 km/h, mas pode se manter em uso até a velocidade máxima de 250 km/h. É bem mais prático do que os defletores normalmente instalados atrás dos bancos dianteiros, que impedem a acomodação de passageiros atrás.
Além do teto em tecido, o Classe E Cabriolet também conta com outros detalhes clássicos, como os para-lamas traseiros ressaltados que remetem aos Mercedes Ponton da década de 50. No demais o desenho é igual ao do coupé, com traseira curta e bom coeficiente de penetração aerodinâmica ? de apenas 0.28, excelente para um conversível.
A segurança não deve nada às versões fechadas. O modelo conta com pilares reforçados na coluna ?A? por dois tubos em aço de alta resistência e barras instaladas nos apoios de cabeça de trás. Assim que um sensor detecta a iminência de uma colisão ou capotagem, essas barras são projetadas por molas pré-tensionadas, acionadas por meio de explosivos em uma fração de segundos. O modelo é o primeiro Mercedes conversível a contar com airbags para a cabeça ? instalados na altura dos cintos ? e conta de série com um total sete bolsas infláveis: frontais, laterais e também uma especial para os joelhos do motorista. Como opcionais, podem ser instalados airbags laterais para os passageiros traseiros. Tal como os outros modelos da linha, o carro também conta com um sistema de detecção de sonolência, faróis adaptativos e controle de cruzeiro capaz de manter a distância do veículo que vai a frente automaticamente.
O Classe E Cabriolet estará nas concessionárias europeias a partir de março de 2010 (nos Estados Unidos o lançamento será em maio), mas será importado logo em seguida para o Brasil. No mercado brasileiro serão oferecidas duas opções de motores V6 e V8. O E350 é equipado com um V6 3.5 com 272 cv de potência e 35,6 kgfm de torque, o suficiente para levá-lo de zero a 100 km/h em pouco mais de 6 segundos. O top E550 vem com um V8 5.5 de 388 cv e 54 kgfm, capaz de cumprir a mesma prova na casa dos 5,5 segundos, ambos com limitação eletrônica de velocidade de 250 km/h. Na Europa estarão disponíveis também as versões turbodiesel E250 CDI de 204 cv e E350 CDI de 231 cv. Além do E250 CGI BlueEFFICIENCY a gasolina, equipado com um motor quatro cilindros 1.8 com turbocompressor, capaz de gerar 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Sinal dos tempos.
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