Após lançar o hatch compacto com motor 2.0 mais potente do mundo, agora é a vez da Mercedes-Benz anunciar a chegada do CLA A 45 AMG no Brasil. O cupê é equipado com o mesmo propulsor, capaz de render até 360 cavalos e com câmbio automatizado de sete marchas. O foguete alemão tem preço sugerido de R$ 289.900.
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Segundo a fabricante, o CLA 45 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos com velocidade máxima limitada eletronicamente nos 250 km/h. A tração AMG 4MATIC é integral permanente e o veículo oferece até 46 kgfm disponíveis entre 2.250 e 5.000 rpm. O sistema divide o torque em 50% nos dois eixos mas, de acordo com a velocidade, aceleração lateral, marcha ou diferença de rotação, altera automaticamente a distribuição para dar mais estabilidade ao veículo.
No visual, a versão AMG do cupê acrescentou elementos esportivos como a pintura cinza titânio fosco na grade do radiador e grande entradas de ar com aletas pretas. O principal destaque, contudo, são as rodas de liga leve negras de 19 polegadas. O modelo vendido no Brasil é equipado com o pacote AMG Night e inclui vidros escurecidos, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, barbatanas do radiador em cromo prateado, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto.
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No interior, as diferenças entre a versão 'civil' do cupê ficam com os bancos dianteiros esportivos com costuras em vermelho. O mesmo recurso é aplicado sobre o painel, portas e volante, que também possui borboletas para troca de marchas. Pedais são cromados e há alumínio no volante e em detalhes do painel. No painel de instrumentos, há um display central colorido com a função Racetimer.
O CLA 45 AMG é equipado de série com central multimídia com navegação GPS, USB, iPod e MP3 e ar digital. O cupê oferece câmera de ré e as manobras podem ser feitas automaticamente por meio do Active Parking Assist.
Mais potente do mundo
Criado pela AMG, divisão esportiva da Mercedes, o 2.0 turbo é construído a mão e leva a assinatura do montador responsável. Para chegar aos 360 cavalos e ser o motor dessa dimensão mais potente produzido em série no mundo, oferece tecnologias como a injeção direta de gasolina com aspersão controlada por meio de injetores piezelétricos posicionados no centro das quatro câmaras de combustão.
O cárter é construído em alumínio e a parede dos quatro cilindros possui a tecnologia Nanoslide para mentor atrito e arrefecimento do ar da admissão. Há ainda a função start/stop. Já o turbo possui o sistema twin-scroll, com duas entradas independentes para os gases que movimentam a turbina. Com isso há uma elevação mais rápida da pressão de alimentação, melhorando o torque em baixas rotações.