Até as marcas premium está realmente dispostas a ganhar novos consumidores no Brasil, mesmo que isso implique em preços mais acessíveis. Primeiro foi o BMW 118i, depois o Audi A3 Sport, agora a Mercedes-Benz lança o C180 Kompressor Classic no Brasil, a versão mais acessível do sedã médio da marca que chega a convidativos R$ 119.900. Um preço convidativo se comparado aos R$ 146.250 pedidos pelo C200 K, a opção mais barata do sedã Classe C até então.
Tal como o C200 K, o C 180 tem motor quatro cilindros. Com compressor volumétrico, o propulsor 1.6 entrega 156 cv de potência a 5.200 rotações e 23,4 kgfm de torque entre 2.500 e 4.200 giros, despejados nas rodas traseiras. Em comparação, o C200 K extrai 184 cv e 25,4 kgfm de um 1.8, também comprimido. Acoplado a um câmbio automático sequencial de cinco marchas, o propulsor leva os 1.485 kg do C180 K de zero a 100 km/h em 9,9 segundos, com uma velocidade máxima de 223 km/h, de acordo com dados oficiais. A suspensão conta com o mesmo sistema Agility Control, um mecanismo mecânico que ajusta o amortecimento de acordo com as condições do piso.
A lista de equipamentos de série é convidativa. Entre os itens de conforto, o C180 K traz ar-condicionado digital com duas zonas de ajuste, bancos de couro sintéticos com ajustes semi-elétricos nos dianteiros (sem memória), CD/MP3, viva-voz Bluetooth, teto-solar elétrico, controle de cruzeiro, além de já previsíveis direção assistida, trio elétrico, entre outros. Em segurança, o carro oferece airbags dianteiros, laterais e do tipo cortina, além de freios com ABS aliados aos controles eletrônicos de estabilidade e de tração. São basicamente os mesmos itens presentes na versão imediatamente superior.
Leia também o teste exclusivo com o Mercedes-Benz SLS AMG.