Como bom franciscano, o papa Francisco contraria as regras de segurança para ficar mais próximo dos seus seguidores e dispensa o luxo e ostentação usados por seu antecessor. O sumo pontífice chegará ao Brasil segunda-feira para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e em vez de desfilar em um luxuoso Mercedes-Benz ML, que serviu ao papa Bento XVI, seguirá pelas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo no espartano jipe G500, da mesma marca alemã.
Com essa atitude, o papa Francisco faz lembrar João Paulo II, que em 1980 desfilou pela Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, em um antigo caminhão Mercedes-Benz, que oferecia apenas proteção do sol e da chuva. Entretanto, em maio de 1981 o pontífice foi gravemente ferido na Praça São Pedro, em Roma, atingido por disparos de pistola Browning de nove milímetros, usada pelo turco Mehemed Ali Agca. O fato fez o Vaticano rever seu conceito de segurança e o Papamóvel foi reforçado.
Bento XVI usou durante o seu papado dois luxuosos Mercedes-Benz ML 430, adaptados com uma espécie de gaiola revestida de vidro na parte posterior, permitindo que o santo padre acenasse para os fiéis em suas viagens. A preocupação com a segurança era tamanha que a montadora alemã não era autorizada a revelar detalhes sobre as modificações feitas no modelo. Sabe-se apenas que os ML 430 transformados em Papamóvel resistem a tiros de grosso de calibre, como dos fuzis russos AK 47 e das metralhadoras de 1,27mm, além de granadas.
Clique aqui e veja mais fotos dos carros dos Papas!
Mas Bento XVI se afastou e o papa Francisco assumiu, trazendo mudanças de comportamento no Vaticano, abrindo mão de boa parte do luxo e ostentação em nome da doutrina franciscana. Uma das mudanças foi exatamente no Papamóvel: saiu o ML 430 e voltou o robusto G500. O veículo não conta com os requintes do utilitário-esportivo nem mesmo com os cuidados que garantem a proteção do sumo pontífice.
O Mercedes-Benz G500 transformado em Papamóvel é um jipão alongado, de 4,68m de comprimento, que pode transportar de cinco a sete pessoas. O modelo é equipado com motor V8 de 5.0 litros, que desenvolve 296cv. Potência de sobra para um Papamóvel que normalmente trafega em velocidades bem baixas.
O veículo que será usado pelo papa Francisco chegou ao Rio de Janeiro segunda-feira, transportado por um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB). O Papamóvel Mercedes-Benz G500 tem arcos laterais que cobrem a parte traseira, onde normalmente são fixados vidros de proteção. Mas, ao que tudo indica, ele deve desfilar em carro aberto, pois já manifestou o desejo de estar o mais perto possível de seus fiéis. Que venha o papa!