De Detroit, EUA - A inspiração veio do “irmão” maior, o CLS, que foi pioneiro no segmento dos cupês de quatro portas quando foi lançado, em 2003. Dez anos depois, a Mercedes-Benz quer inovar mais uma vez, criando uma versão mais reduzida do CLS. Com linhas baseadas no conceito Style Coupé, que foi apresentado no Salão de Pequim do ano passado, o modelo chega para estabelecer um novo segmento, que deve ser copiado em breve por seus concorrentes diretos Audi e BMW. Ele está sendo apresentado em Detroit, mas fora do salão, e o lançamento oficial será durante a Mercedes-Benz Fashion Week, que começa dia 15 e vai até dia 18.
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O estilo do novo CLA impressiona pelo equilíbrio entre superfícies côncavas e convexas. Chamam a atenção o capô com saliências destacadas, a grade com padrão diamantado, a frente pronunciada (como no Classe A), os faróis com luzes diurnas de LED (que realçam a aparência esportiva do carro), a linha de cintura que dá a impressão de movimento (fluindo na direção da traseira), os vincos que contornam o para-lama traseiro, as lanternas traseiras dispostas em forma de flecha, o grande teto panorâmico e a curvatura do teto típica dos cupês.
AERODINÂMICA Com o visual mais arrojado, pouco comum nos Mercedes, a marca alemã quer conquistar o novos consumidores, que, na concepção da empresa, vão desde a geração Y até os jovens de espírito. Mas, além de modernas, as linhas também são extremamente eficientes na hora de cortar o vento. O novo CLA tem o incrível Cx (coeficiente de penetração aerodinâmica) de 0,22 e a área de arrasto (Cd x A) de 0,51m². Isso pode ser traduzido em menor consumo de combustível e menor nível de ruído interno quando o ar passa pela carroceria em alta velocidade.
O interior segue a mesma filosofia esportiva, sem abandonar o refinamento, com superfícies de acabamento galvanizadas em prata escurecido, cinco saídas de ar no painel em forma de turbina de avião, bancos revestidos em couro com costuras à mostra e cabo de fibra óptica (opcional), posicionado na abertura entre o apoio de cabeça e o encosto para completar a iluminação interna. O motorista pode regular a suspensão em dois níveis: conforto ou esportiva.
SEGURANÇA O novo CLA vem de série com sistemas de detecção de sonolência e de prevenção contra colisões (que funciona por meio de radar). Esse último, combinado com o Distronic Plus, transforma-se no Collision Prevention Plus, que é capaz de frear o carro de form autônoma em velocidade de até 200km/h caso o motorista deixe de responder aos avisos. O pacote inclui também os sistemas de aviso de saída de faixa, de assistente de ponto cego, de adaptativo de farol alto e de assistente de estacionamento (em vagas longitudinais ou transversais), além dos já conhecidos controles de tração e estabilidade, freios ABS e airbags.
São cinco opções de motor (todos com injeção direta e função start/stop, que desliga o motor durante as paradas) para a Europa, sendo três a gasolina (1.6, de 122cv; 1.6, de 156cv; e 2.0, de 211cv) e duas a diesel (1.8, de 136cv; e 2.2, de 170cv). As 1.6 e 1.8 têm câmbio manual, de seis marchas, enquanto a 2.0 e a 2.2 são equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. O CLA tem tração dianteira mas pode vir com tração integral (sistema 4MATIC, com distribuição de torque totalmente variável). Completam a modernidade do cupê o sistema de multimídia de última geração, que possibilita, entre outras funções, a integração contínua do iPhone com o veículo.