De Bad Mergentheim, Alemanha - Numa inteligente jogada de marketing, a Alemanha criou a Estrada Romântica (Romantische Strasse) no sul do país. Ela começa em Wurzburg, passa por quase 30 lindas e antigas cidadezinhas medievais (Bad Mergentheim, Rothenburg, Nordlingen, Donauworth e Schwangau, entre elas) e acaba em Fussen, quase na Áustria.
Nada de grandes cidades nem autobahnen (auto-estradas): só estradinhas pequenas, estreitas, sinuosas, permeando campos e rios e, naturalmente, muito bem asfaltadas.
Ideais para experimentar a Mercedes C 320 CDI. Trata-se da nova Classe C com motor 3.0 litros (nem a fábrica explica por que a denominação 320 para um motor 3.0?) mas o DI quer dizer que é diesel e tem injeção (direta) e, de troco, um turbo.
Muita gente no Brasil ainda torce o nariz para o automóvel a diesel, lembrando das antigas Mercedes importadas há quatro ou cinco décadas ou mesmo de picapes nacionais equipadas com esses motores que são extremamente barulhentos, fumacentos e vibram tanto que costumam deixar as mãos formigando depois de uma longa viagem.
As picapes mais modernas movidas a diesel já evoluíram muito, são mais silenciosas e trepidam muito menos, além de oferecer desempenho razoável graças aos motores turbinados.
Outra história
Mas alguns dos modernos automóveis a diesel europeus são outra história. Tão silenciosos, equilibrados e com desempenho tão extraordinário que muita gente (mesmo quem é chegado ao assunto) é capaz de entrar no carro, ligar, dirigir e não perceber que se trata de um diesel. Aliás, conta o gerente de uma locadora européia que, quando um brasileiro liga da estrada dizendo que o carro alugado pifou, ele já manda alguém com uns 20 litros de diesel e ferramentas para esvaziar o tanque cheio de gasolina? A Mercedes C 320 CDI, por exemplo, tem impecável motor V6 de 224 hp e caixa manual de seis marchas. Fosse a 280 (3.0 V6 a gasolina), a potência seria próxima, com 231 hp. Mas o torque, ahhh? o torque: o diesel tem 52 kgfm, contra apenas 30,6 kgfm, da gasolina. Vinte e dois quilos a mais de torque numa ultrapassagem ou numa saída de curva fazem toda a diferença.
Alguém sempre diz: "Mas tem baixa rotação e custa a arrancar, pois é mais pesado." Nem tanto: até 100 km/h é quase o mesmo, pois o motor a diesel faz em 7,7 segundos e o movido a gasolina em 7,5 segundos.
Além de acelerar, a suspensão é de braços múltiplos na dianteira e traseira e o carro nem dá pelota para as curvinhas da Romantische Strasse. Tem sistema antimergulho e antilevantamento, amortecedores a gás e outros babados. Transmite uma sensação de segurança com os freios (ABS + BAS) a disco (ventilados) nas quatro rodas, e mais todos os sistemas de segurança ativa, como ASR, ESP e outros coerentes com o menor sedã da linha Mercedes.
Saiu da estradinha e pegou um bom trecho de auto-estrada? Pode conferir: só não passa de 250 km/h porque a velocidade é limitada eletronicamente?
E, depois de rodar quase mil quilômetros numa semana, o consumo médio foi de apenas 14 km/l.
Deu para entender por que o europeu está aderindo ao carro a diesel?
PROIBIDO NO BRASIL
O governo brasileiro decidiu não cobrar impostos do diesel para baratear o transporte de carga e de passageiros (caminhões e ônibus). Outros veículos com motores a diesel são picapes que carregam mais de 1 mil kg, microônibus que levam 11 passageiros ou jipes e utilitários-esportivos.
A limitação é porque, ao refinar o petróleo, sobra gasolina (que é exportada) e falta diesel (que é importado). Então, tão cedo o governo não vai permitir a comercialização de automóveis a diesel no Brasil. Quem sabe o biodiesel, um dia, reverta a situação?