O recente lançamento do Ford Fiesta Trail, agora como modelo de série (antes os acessórios eram adquiridos em concessionária), reacende a discussão em torno dos modelos com aparência fora-de-estrada, que tanto têm conquistado o consumidor, mas que nada têm de radicais, na prática. Clara na apresentação, a montadora foi objetiva ao enfatizar que o automóvel não é voltado para quem pretende fazer trilha ou praticar esportes radicais, mas tem sentimento de liberdade. Por isso, o carro não tem nenhuma alteração técnica que possibilite um real off-road, como suspensão elevada, e nem mesmo foram adotados pneus de uso misto, ao contrário da EcoSport, que tem até versão 4x4.
E parece ser esta a filosofia do mercado, quando se trata de modelos compactos ou derivados desses, pois embora os concorrentes - o principal na visão da montadora é o VW CrossFox - tenham algumas alterações mecânicas como ajustes na suspensão, altura do solo e tipo de pneus, também não são do tipo que encara um real fora-de-estrada. Mas conquistam pelo design e pela sensação de aventura, o que muitas vezes supera a vontade de ter um carro de segmento superior, maior e mais confortável, pelo mesmo preço. Pesquisa realizada pelo Estado de Minas em revendas de Belo Horizonte mostra que o preço dos compactos com aparência de off-road equivale ao dos médios da mesma marca.
Dúvida
A Fiat lançou a idéia com a Palio Weekend Adventure. O modelo, que tem motor 1.8, já vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, além de CD com MP3, e custa, no mercado, R$ 48.990. O valor é R$ 1 mil superior ao do Fiat Stilo 1.8, com os mesmos equipamentos; enquanto a Idea Adventure, também nas mesmas condições, tem preço de R$ 52.990. De acordo com o gerente comercial da concessionária Roma, Sebastião Carvalho, é muito comum clientes com dúvida entre os três modelos. "Tem família que chega aqui, o homem querendo a Palio Adventure; a mulher, a Idea, e o filho, o Stilo. Os três carros têm seu público fiel. A escolha depende do perfil de cada um", diz.
O mesmo ocorre na Volkswagen. O CrossFox 1.6, também com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, custa R$ 48 mil. Valor idêntico ao que pode ser pago pelo Golf, na mesma situação. Além disso, o Polo, compacto de melhor acabamento, e a SpaceFox, perua da família Fox, custam R$ 5 mil a menos, com os mesmos equipamentos. "A compra depende muito do trabalho do vendedor, que deve expor as qualidades de cada um dos carros. Mas o consumidor ainda tem a impressão de que a SpaceFox e o Golf são carros caros. E não é bem assim", ressalta o diretor da Mila, Antônio João Teixeira.
Chegando nas revendas da capital essa semana, o Fiesta Trail deve enfrentar a mesma concorrência dentro de casa. A versão 1.0 (também com os itens de conforto citados acima e CD com MP3), com preço sugerido de R$ 40.755, deve ser vendida com desconto, mas, ainda assim, terá preço bem próximo ao do Focus 1.6, que custa R$ 40.900. Mais complicado ainda para a versão 1.6, que custa R$ 4 mil a mais. A única exceção é a Peugeot 206 Escapade 1.6, que tem preço em torno de R$ 44 mil (além dos equipamentos de conforto, vem com freios ABS), mas que é R$ 9 mil inferior ao do médio 307 1.6, embora, na rede de Belo Horizonte, ainda seja ano/modelo 06/07. Ainda assim, a perua apresenta a melhor relação custo/benefício da pretendida "categoria".
Concorrência em casa
Equivalência de preços entre veículos compactos com maquiagem fora-de-estrada e do segmento médio, de mesma marca.
Ford
Fiesta Trail 1.0 - R$ 40.755*
Focus 1.6 - R$ 40.900
Peugeot
206 Escapade 1.6 - R$ 44 mil**
307 1.6 - R$ 53 mil
VW
CrossFox 1.6 - R$ 48 mil
Golf - R$ 48 mil
Fiat
Palio Weekend Adventure 1.8 - R$ 48.990
Stilo 1.8 - R$ 47.990
Obs.: Os valores foram apurados nas revendas de Belo Horizonte e dizem respeito ao preço de mercado, que é de fato praticado, e não ao valor sugerido pelas montadoras (tabela). Os veículos têm de série, pelo menos, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, e pintura sólida. (*) O valor é o sugerido porque o carro ainda está chegando nas concessionárias, mas deve ser vendido com descontos de R$ 1 mil a R$ 2 mil. (**) O carro ainda é 06/07.