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Melhores&Piores - A vez dos carros espertos

Medida ignorada pela maioria, o diâmetro de giro define a capacidade de o veículo virar. Série mostra quais são os modelos mais ágeis do mercado

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A disputa pelo espaço, cada vez mais acirrada, já não é privilégio das

grandes cidades. No trânsito, além das retenções e poucas vagas para

estacionar, as ruas vão ficando cada vez mais apertadas. O espaço em

que antes existia apenas uma fila de carros agora traz delimitadas duas

faixas, sem contar o grande número de veículos estacionados dos dois

lados da rua. As garagens dos prédios também ficam cada vez mais

apertadas e cercadas de pilastras.

Essa realidade exige muitas

manobras, o que demanda mais agilidade tanto do veículo quanto do

motorista. É aí que entra um fator que está na maioria das fichas

técnicas dos automóveis, mas quase ninguém presta atenção nele: o

diâmetro de giro. Sua definição é muito simples de ser assimilada. De

acordo com Ricardo Bock, engenheiro mecânico e professor do Centro

Universitário da FEI, o diâmetro de giro representa a menor

circunferência de trajetória que o carro consegue descrever (confira a

ilustração). Esse número é dado em metros. Na prática, um modelo com

bom diâmetro de giro tem como vantagem poder fazer o retorno (sem

muitas manobras) numa rua mais estreita. Em manobras menores, esse

veículo também tem capacidade de virar melhor.

Álvaro Costa,

engenheiro mecânico integrante da Sociedade de Engenheiros Automotivos

(SAE Brasil) e professor da USP de São Carlos, explica que dois

parâmetros interferem no diâmetro de giro. O primeiro é o ângulo em que

as rodas viram. Segundo Bock, o ângulo máximo de esterçamento está por

volta dos 30 graus, mas o mais comum é 25 ou 26 graus. O segundo

parâmetro é o entre-eixos do veículo. Assim, quanto maior for essa

medida, maior será o diâmetro de giro e o espaço de que esse veículo

precisará para ser manobrado.

POR CATEGORIA

Como o entre-eixos interfere diretamente na definição da categoria do

veículo, o mais adequado é fazer a comparação entre iguais. Sendo

assim, o popular mais ágil é o Ford Ka, que precisa de 9,6 metros para

fazer um retorno. O maior é do VW Gol, que precisa de mais 80

centímetros para fazer o mesmo. Na disputada categoria dos hatches

compactos, o novo Uno e o Palio dividem a liderança, ambos com 9,8

metros de diâmetro de giro. Os hatches médios não são muito diferentes

dos compactos. A melhor medida é do Astra, 10,1m, seguido pelo Focus e

o Stilo. O modelo que mais deixa a desejar nesse quesito é o Citroën C4.

Entre

os sedãs compactos ficam empatados, com 9,8 metros, os Chevrolets

Classic e Prisma e o Fiat Siena. Nas últimas posições estão Voyage,

Polo Sedan, Symbol e Corsa Sedan. O Astra também leva a coroa no

segmento dos sedãs médios, com os mesmos 10,1m do hatch. O pior é o do

C4 Pallas, 10,99m. Fusion e Omega empataram no topo dos sedãs grandes.

O Malibu, com seu enorme entre-eixos, tem mais 90cm de diâmetro de giro.

O

destaque entre as peruas é a Palio Weekend, com 10,5m. Diferentemente

da SpaceFox e Parati, que também são derivadas de compactos, mas

ficaram nas últimas posições. A Mégane Grand Tour seguiu o caminho

contrário. Mesmo derivada de um médio, ficou na segunda colocação. A

Strada honrou a boa participação da Fiat nesse quesito, ficando no topo

da lista. A Saveiro, com duas versões, amargou as últimas colocações.

As

minivans compactas se saíram mais ou menos iguais. A diferença entre a

Meriva e a Livina é de 32 centímetros. Entre as médias, a Zafira fica

na primeira colocação, seguida de perto pela Grand Livina e o Scénic.

Os três representantes da Citroën seguram a lanterna. No segmento dos

multiusos, Doblò e Kangoo estão no topo, ambos sobre a velhinha Kombi.

Enquanto Blazer e SW4 ficaram quase empatadas entre os utilitários

médios, a Captiva ostenta o título do maior diâmetro de giro do

comparativo. Porém, existem modelos, como algumas picapes médias de

cabine dupla, que fazem curvas com mais dificuldade.

Punto T-Jet tem o diâmetro de giro quase um metro maior do que versão aspirada