POSITIVO
Fiat em Pernambuco
Montadora anuncia fábrica no Nordeste para produção de carro compacto global. Investimentos de R$ 3 bilhões para o substituto do Mille.
Ford em Camaçari (BA)
R$ 400 milhões para primeira fábrica de motores no Nordeste e R$ 800 milhões na ampliação da unidade de São Bernardo para carro compacto global. Os motores seguem a filosofia do downsizing, com apenas três cilindros. O compacto substituirá o Ka.
Volkswagen
Anunciou investimentos de R$ 8,7 bilhões no país até 2016 para aumentar capacidade de produção e desenvolver novos produtos. Anunciou também a construção de fábrica, não definiu o ponto geográfico, mas o carro será o UP!, recém-lançado na Europa.
Fábricas chinesas, BMW e Suzuki
Jac e Chery anunciam construção de plantas no país e a também chinesa Lifan e o Grupo Effa anunciaram investimento de US$ 70 milhões na construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil; a BMW também anunciou fábrica e não informou onde. A Suzuki já iniciou a construção de uma fábrica em Goiás para fabricar o Jimny.
Fim do xênon
Apesar da pressão da Philips em contrário, Contran proíbe uso de lâmpadas de xênon instaladas em lojas de acessórios por não terem lavador de lentes nem regulagem automática de altura do facho.
Recall no documento
Fabricantes são obrigados a informar ao Denatran todas as campanhas de recall e o não comparecimento passa a constar no documento do carro, a partir de março de 2012.
Redução de preço
Fábricas reduzem preço de carros produzidos no país e passam a equipá-los com os mesmos itens de segurança dos chineses. Foi o efeito Jac, porque a marca chinesa vende carros mais equipados e por preço menor aos dos modelos produzidos no Brasil.
Etiqueta
Governo anuncia nova etiqueta de consumo e emissão de poluentes. Dessa vez será obrigatória e permitirá ao consumidor avaliar quanto bebe cada modelo.
Downsizing de motores
Os de baixa cilindrada viram febre mundial por consumir e poluir menos. E a tendência desembarca em breve no Brasil. A Ford já confirmou o motor de três cilindros no seu novo compacto.
Governo adia:
Transferência de multa no cartório (julho 2012) para identificar o real infrator. (Passaria a ser obrigatório reconhecer pessoalmente firma do proprietário e de quem estava dirigindo). Imaginem a situação de uma locadora que alugou automóvel para estrangeiro. Vai obrigar o gringo a voltar aqui?
Rastreador obrigatório – Outra bola fora. Muitos proprietários de veículos que vivem em pequenas cidades não têm a menor necessidade do equipamento, mas teriam que pagar por ele.
NEGATIVO
DPVAT
O seguro obrigatório para vítimas de trânsito tem por principal finalidade engordar o caixa da Seguradora Líder (cooperativa
de 63 seguradoras), que arrecada mais de R$ 6 bilhões anualmente. E serve também para a máfia do seguro aplicar golpes na família do acidentado, recebendo parte do dinheiro sem nada fazer.
LatinNCAP (Carro é ruim, NCAP é ruim) – Segunda rodada de testes de colisão do Latin
NCAP (entidade uruguaia) revela que modelos vendidos no Brasil apresentam resultados inferiores aos modelos europeus e asiáticos semelhantes. Desempenho ruim pode ser creditado à falta de itens de segurança. Mas a entidade falhou ao não testar nossos carros com airbags e ainda divulgou os (bons) resultados do Chevrolet Cruze coreano como se fosse fabricado no Brasil. Se o país tivesse um governo preocupado com a segurança veicular, já teria estimulado a implantação do Brasil NCAP, evitando ensaios incoerentes com a nossa realidade.
Inspeção
Enquanto não sai do papel, milhões de veículos caindo aos pedaços ainda circulam provocando acidentes, engarrafamentos e poluindo muito. Muitos acidentes poderiam ser evitados se sucatas sobre rodas já estivessem no cemitério de automóveis.
Arapucas na internet
Os velhacos continuam a disseminar na rede mundial falsas promessas com equipamentos que aumentam potência e diminuem consumo e poluentes. Incautos ainda levam gato por lebre. Impunidade é fruto do descaso do governo em relação ao consumidor
Desincentivo a carros híbridos/elétricos
Governo trafega na contramão da história ao não criar condições favoráveis à produção de carros híbridos (motores a combustão e elétrico) e elétricos.
Falta de apoio de cabeça/cinto de três pontos retrátil
Carros produzidos no Brasil ainda saem da linha de montagem sem apoio de cabeça e cinto de três pontos para o ocupante do assento central traseiro. A legislação não obriga e nem o governo nem os fabricantes dão a menor bola para a segurança do brasileiro.
Dilma x ferro-velho
Presidente Dilma veta projeto de lei que regulamenta comercialização de peças em ferros-velhos, o que colocaria um freio na robauto.
Drama do etanol
Aumento do preço do etanol assusta novamente, como no fim da década de 1980. País chegou ao absurdo de – por falta de planejamento – importar o álcool.
Mantega
Pinóquio de Ouro para o ministro da Fazenda Guido Mantega por causa do aumento de 30 pontos percentuais no IPI de carros das marcas que não têm fábrica no Brasil. Medida protecionista às marcas instaladas no país contraria o princípio da livre concorrência, não incentiva a pesquisa e o desenvolvimento e prejudica o consumidor.
Aberrração do 1.0
Os carros equipados com motor 1.0 continuam a ser taxados com IPI menor. Falta de critério, pois não são tão econômicos quanto se alardeia e não se incentiva o desenvolvimento de tecnologias modernas como o downsizing para redução de consumo e poluição.