Apesar de ultrapassado - e inclusive já em processo de substituição pelo sucessor, lançado em 2008 com motor 2.0 -, o hatch médio Ford Focus 1.6 continua erguendo a bandeira de um dos veículos com melhor relação custo/benefício do mercado, principalmente se comparado a modelos do segmento inferior (compactos). Mas sua falha está na escassa lista de itens de segurança e tecnologia e na pouca oferta de opcionais e/ou versões mais equipadas. Quesitos nos quais, ao contrário, a Peugeot e a Citroën têm mostrado competência ao equipar seus modelos, mesmo nas versões de entrada, a exemplo do 307 e C4, aqui analisados. Mas, depois de equipado, é o VW Golf que ganha esta parada. Além de ter uma enorme (e separada!) lista de opcionais, é o único que pode vir de fábrica com todos os itens selecionados para este comparativo, sem a necessidade de se recorrer a acessórios da concessionária ou, caso do Focus, ficar sem alguns equipamentos. Depois de montado, seu preço ainda fica competitivo.
Veja como se saem os hatches médios 1.6 na 11ª reportagem da série que analisa o melhor custo/benefício em cada segmento, levando-se em conta o preço do veículo em relação aos equipamentos. Neste comparativo foram levados em consideração para o preço final do veículo os seguintes itens: segurança - apoios de cabeça e cintos de três pontos para os cinco ocupantes, airbag duplo, freios ABS, faróis de neblina e luz de neblina traseira, alarme; conforto/conveniência - ar-condicionado, direção hidráulica (ou elétrica), vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, rodas de liga leve, encosto do banco traseiro rebatível e bipartido e CD Player com MP3. Em alguns casos, porém (veja quadro e tabelas), não foi possível anexar todos os equipamentos aos veículos.
Melhor custo/benefício - Hatches médios 1.8 e 2.0 - Inversão de valores
Focus
Com preço sugerido a partir de R$ 44.245, o Ford Focus 1.6 GL chega a ser encontrado no mercado por cerca de R$ 40 mil. Embora fraco no que diz respeito aos itens de segurança, o carro tem de série o pacote básico pedido pelo brasileiro: ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos. Tem ainda o banco traseiro rebatível e bipartido e a coluna de direção com regulagem de altura, além de aviso luminoso do cinto de segurança destravado e lanterna de neblina. Mas a Ford não disponibiliza opcionais, sendo necessário migrar de catálogo ou versão, quando se quer melhor equipar o carro. Para se ter pelo menos parte dos itens selecionados para este comparativo, é preciso ficar com o último catálogo da versão GLX, em função, principalmente, do airbag duplo. O grande pecado é não existir mais a disponibilidade de freios ABS, até ano passado item da versão Ghia, que foi descontinuada depois do lançamento do Novo Focus.
Golf
De preço sugerido pouco acima do Focus, o Golf é também bastante básico, principalmente no que diz respeito aos itens de segurança. Mas tem alguns itens a mais de conforto como computador de bordo, retrovisores e vidros elétricos nas quatro portas e, de quebra, o sensor de estacionamento, pouco comum no segmento. O ar-condicionado é digital de série (único entre os quatro). E é também oferecido alarme, o que vem deixando de ser comum em segmentos superiores aos dos compactos. Mas a grande vantagem do Golf é a facilidade de poder ser equipado com diversos opcionais e quase que em separado. Depois de montado com todos os equipamentos sugeridos pela reportagem, o Golf ainda ficou com preço extremamente competitivo, podendo ser considerado o campeão, já que os que ficaram com menor preço, Focus e C4, não têm todos os equipamentos.
307
De série, o francesinho é praticamente completo, principalmente no que diz respeito à segurança. Mas se o cliente quiser completá-lo com o que falta dos itens sugeridos pode pegar a versão Pack, que tem a mais faróis de neblina, rodas de liga leve e CD com MP3, além do teto solar, que não foi considerado na soma. Mas a versão Pack é mais de R$ 4 mil mais cara e ainda fica faltando o alarme, só vendido como acessório. No que diz respeito à segurança, o 307 ainda tem importantes itens de série, também não considerados na soma: regulagem de altura do facho dos faróis, acendimento automático das luzes de emergência em caso de freada brusca e aviso luminoso do cinto de segurança destravado.
C4
Mais moderno da turma, lançado este ano, o C4 tinha tudo para vencer, mas morre na praia. Muito completo no que diz respeito à segurança (inclusive tem os mesmos itens citados acima para o 307 que não foram computados na soma), falta o quinto apoio de cabeça, que não é nem opcional. Para se igualar ao Golf na tabela, o C4 ainda precisaria de faróis de neblina, alarme e rodas de liga leve, itens que atualmente só são comercializados como acessórios. Além disso, ao contrário dos concorrentes, é praticamente compulsório pagar mais R$ 800 pela pintura metálica, pois cor sólida é só por encomenda e, mesmo assim, no tom branco.
Alemão leva a taça | ||
Marca/Modelo | Preço de entrada (R$) | Preço equipado (R$) |
Ford Focus GL 1.6 | 44.245 | 50.425 |
VW Golf 1.6 | 47.240 | 55.425 |
Peugeot 307 Presence 1.6 16V | 52.500 | 56.990 |
Citroën C4 GLX 1.6 16V | 53.800 | 53.800 |
Veja como foi o videochat que discutiu sobre o melhor hatch do Brasil!
Itens selecionados | ||||
Equipamentos | Focus | Golf | C4 | 307 |
Apoios de cabeça (5) | - | OP | - | S |
Cinto de três pontos (5) | - | OP | S | S |
Airbag duplo | OP | OP | S | S |
Freios ABS | - | OP | S | S |
Faróis de neblina | AC | OP | AC | OP |
Lanterna traseira de neblina | S | OP | S | S |
Alarme | OP | S | AC | AC |
Ar-condicionado | S | S | S | S |
Direção hidráulica | S | S | S | S |
Vidros elétricos | S (frente)/OP (traseiros) | S | S | S |
Travas elétricas | S | S | S | S |
Redrovisores elétricos | OP | S | S | S |
Computador de bordo | - | S | S | S |
Rodas de liga leve | OP | OP | AC | OP |
Encosto traseiro bipartido | S | OP | S | S |
CD com MP3 | OP | OP | S | OP |
Testes
. Citroën C4 GLX 1.6 flex - Mantendo o nível
. VW Golf Sportline 1.6 TotalFlex - Golf também entra no clima
. Ford Focus 1.6 flex - O poder da cana
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