MX é a sigla para Mazda Experimental e o número 5 refere-se ao sequenciamento do carro na série de projetos experimentais da fábrica japonesa. Mas a sigla é detalhe perto do sucesso do roadster (esportivo de dois lugares) que é o mais vendido da história do automóvel em sua categoria. Para celebrar os 20 bem vividos anos, a marca preparou uma série especial que será apresentada no Salão de Genebra, que começa em março.
A roupa especial do MX-5 se limitará a apenas 2 mil unidades, que vão ser vendidas no mercado europeu. Cada modelo tem uma placa de metal com o número de produção do carro. A estrutura da versão é a 1.8 SE, com detalhes de estilo, como uma grade cromada, rodas aro 17 e adesivos comemorativos ao aniversário. As cores disponíveis são três: vermelho autêntico, branco cristal pérola e, específica para essa edição, azul aurora, com detalhes decorativos pintados no interior.
O MX-5 foi apresentado, pela primeira vez, no Salão de Chicago, em 1989. O segredo é a distribuição equilibrada de peso, com 50% sobre cada eixo, sendo que o motor é dianteiro e a tração, traseira. Em 20 anos foram apresentadas diversas séries especiais e diferentes tipos de motorização, mas o estilo e charme do roadster permanece. Nos EUA, o carro também é chamado de Miata e está atualmente na terceira geração. Além do MX-5, a marca mostrará, em Genebra, o modelo Mazda5, que será equipado com motor 2.0 DSI, capacidade para sete pessoas e portas traseiras corrediças.
Veja mais sobre o Mazda5!.
Leia sobre o Mazda6 renovado!.